Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Juntos para Competir mostra resultados

Espaço do programa na Expointer traz histórias de empreendedores que mudaram sua realidade a partir da iniciativa

atualizado em: 19/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Juntos para Competir mostra resultados

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer histórias bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram participando do programa Juntos para CompetirFoto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

O espaço Juntos para Competir dará destaque para três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados, na 42ª edição da Expointer, que acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio. Elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, o espaço já é tradicional na maior feira agropecuária da América Latina.

Novamente, será reforçada a importância de trabalhar a cadeia produtiva valorizando aspectos como inovação, gestão, qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer histórias bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram participando do programa Juntos para Competir. Além disso, startups com soluções específicas para o agro também irão compor o espaço. 

A vida no campo

Entre os cases abordados, está o Sítio Pauwels, de Lagoa dos Três Cantos, na região do Planalto do RS. Depois de participar do programa, o sítio reformulou todo o processo de gestão. Hoje, produz 800 litros de leite por dia, com uma margem de lucro de 70%, resultado das mudanças feitas a partir do projeto.

“Fizemos uma verdadeira transformação no nosso processo. Mudamos o manejo dos animais e os nutrientes foram melhorados. Com isso, o bem-estar familiar acabou mudando e temos mais tempo para aproveitar nossa família. Hoje, por exemplo, eu trabalho duas horas por dia e o restante, eu aproveito” relata o proprietário Silvano José Pauwels.

O Juntos para Competir foi fundamental também para a propriedade Don Pastor, de Jaguarão, na região Sul do Rio Grande do Sul. “Foi importante porque a minha pecuária era uma antes do projeto e outra depois. Hoje, tenho o levantamento de todos os dados, que fomos analisando e coletando para planejar metas e chegar onde estamos”, conta o proprietário Alencar Gonçalves Feijó.

Para se ter uma ideia, em 2017, a empresa tinha uma produção de 84 kg de carne por hectare de terra. Dois anos depois, o número praticamente dobrou, chegando a 148 kg por hectare. Nas pastagens, a alta foi cinco vezes maior. “Com esse planejamento, eu consigo ter uma ideia de quanto investir e quanto colher. A programação me ajuda a não tomar decisões através de erro e acerto”, finaliza Feijó.

Quando o assunto é a venda e faturamento na produção de vinho, a Batalha Vinhos e Vinhas, de Candiota, na fronteira oeste do RS, tem muito o que comemorar. Há dois anos participando do Juntos para Competir, a empresa conseguiu três importantes resultados: aumentou o número de turistas na vinícola, as vendas aumentaram 10 pontos percentuais e o faturamento geral subiu 30%.

“Isso é resultado do trabalho organizacional que fizemos dentro da empresa, desde a reformulação das boas práticas de produção da uva, a elaboração do vinho, uma nova rotina gerencial e administrativa, entre outros. Buscamos acesso ao mercado, com apoio e  divulgação dos vinhos da campanha em eventos no Estado e além das fronteiras do Rio Grande do Sul. A participação em feiras também nos ajudou muito”, descreve o proprietário Batalha Vinhos e Vinhas, Giovâni Peres.

As três empresas têm algo em comum: estarão no Espaço Juntos Para Competir, relatando suas melhorias no campo. Aproveite para conhecer essas e outras histórias.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, atualmente, 2.885 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas as metas do projeto e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão.

Todos os esforços do programa são direcionados para a melhoria dos processos produtivos, para a qualificação tecnológica e gerencial dos produtores e para a agregação de valor aos produtos, possibilitando o aumento da competitividade e maior rentabilidade para as propriedades rurais participantes.

O produtor rural agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: