Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Desossa de carcaça de cordeiro em um minuto

Desafio aconteceu durante a oficina da Vitrine da Carne Gaúcha, dentro do Espaço Juntos para Competir, na Expointer

atualizado em: 29/08/19

Da Redação

COMPARTILHE

Desossar a carcaça de um cordeiro levando o tempo médio de 15 a 20 minutos é considerado normal, porém, desossar uma carcaça deste tipo de animal em 1 minuto só é possível para aqueles que realmente são experts em cortes de carne. Foi o que fez Marcelo Bolinha, especialista e consultor em cortes, nesta quinta-feira, na Vitrine da Carne, na Expointer.

Bolinha desossa uma carcaça de cordeiro em um minuto

Bolinha finalizou a desossa em 55 segundos (Foto: Marcus Berthold)

“Fui desafiado e aceitei a brincadeira, que só é possível com um animal de altíssima qualidade como este que utilizamos hoje. Parabéns ao produtor que criou este cordeiro”, comentou Bolinha o final da atividade que se encerrou em menos de 1 minuto. Com os cortes, o chef de cozinha Bruno Ivanoff, que faz dobradinha com Marcelo Bolinha nas oficinas, preparou um bife à milanesa de coxão mole; uma garupa no disco de arado com tomate cereja, azeitonas e picles de beterraba; uma costela na chapa com legumes; e em um sanduíche de pão focaccia recheado com matambre de cordeiro,  rúcula, tomate cereja e molho chimichurri.

Nas oficinas, que acontecem em quatro edições diárias (10h30, 12h, 14h e 16h30) Bolinha ensina ao vivo as técnicas para desossa e apresentação de diferentes cortes e opções de preparo de carnes, enquanto Bruno Ivanoff elabora receitas de fácil preparo na cozinha. São trabalhadas carcaças de ovinos, suínos e bovinos. A Vitrine da Carne Gaúcha é uma iniciativa da Farsul e integra o espaço do Juntos para Competir na feira.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, mais de 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O produtor rural interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: