Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Redesimples já está em mais de 50% dos municípios do Rio Grande do Sul

Cerca de 87% das micro e pequenas empresas são beneficiadas

atualizado em: 23/09/19

Da Redação

COMPARTILHE
Redesimples já está em mais de 50% dos municípios do Rio Grande do Sul 1

A ação tem como objetivo a simplificação e a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas e já beneficia 87% dos pequenos negócios gaúchos.

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) já está presente em 252 municípios do Rio Grande do Sul, ou seja, mais de 50% do Estado. A ação, promovida e executada pelo Sebrae RS em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), tem como objetivo a simplificação e a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas e já beneficia 87% dos pequenos negócios gaúchos.

A parceria foi responsável pela integração dos órgãos no âmbito da União, Estado e Municípios. Todos os órgãos estaduais responsáveis pelo registro e licenciamento já fazem parte desta Rede – JucisRS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda Estadual, além de contribuir com a digitalização de 18 milhões de imagens do acervo de documentos da junta comercial, possibilitando a implantação da Junta Digital no RS. Desta forma, os empreendedores gaúchos contam com um serviço que proporciona maior agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.

“A iniciativa reduziu o prazo médio de análise dos processos na junta comercial de oito para dois dias, tornando também o processo de registro mais ágil, com maior transparência e confiabilidade. Além disso, 99% das certidões são emitidas de forma online e o empreendedor ainda consegue acompanhar todo o andamento do processo”, afirma o gestor do projeto, Márcio Francisco Benedusi.

O projeto da Redesimples existe há cinco anos e há uma previsão de alcançar a totalidade dos 497 municípios até o final de 2022. “Essas ações contribuem para tornar o ambiente mais favorável ao empreendedorismo, colaborando com o desenvolvimento local e com a retomada da economia do Estado”, destaca Benedusi.

Até o final de 2018, 159 municípios tinham sidos integrados à Redesimples. Em 2019, foram potencializadas ações em conjunto com o Governo do Estado em parceria com o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, em que foi intensificado o trabalho de sensibilização junto às prefeituras, e o resultado será a integração de outros municípios até dezembro deste ano, totalizando 280 cidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: