
Mais buscados: MEi Credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

A ação tem como objetivo a simplificação e a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas e já beneficia 87% dos pequenos negócios gaúchos.
A Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) já está presente em 252 municípios do Rio Grande do Sul, ou seja, mais de 50% do Estado. A ação, promovida e executada pelo Sebrae RS em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), tem como objetivo a simplificação e a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas e já beneficia 87% dos pequenos negócios gaúchos.
A parceria foi responsável pela integração dos órgãos no âmbito da União, Estado e Municípios. Todos os órgãos estaduais responsáveis pelo registro e licenciamento já fazem parte desta Rede – JucisRS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda Estadual, além de contribuir com a digitalização de 18 milhões de imagens do acervo de documentos da junta comercial, possibilitando a implantação da Junta Digital no RS. Desta forma, os empreendedores gaúchos contam com um serviço que proporciona maior agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.
“A iniciativa reduziu o prazo médio de análise dos processos na junta comercial de oito para dois dias, tornando também o processo de registro mais ágil, com maior transparência e confiabilidade. Além disso, 99% das certidões são emitidas de forma online e o empreendedor ainda consegue acompanhar todo o andamento do processo”, afirma o gestor do projeto, Márcio Francisco Benedusi.
O projeto da Redesimples existe há cinco anos e há uma previsão de alcançar a totalidade dos 497 municípios até o final de 2022. “Essas ações contribuem para tornar o ambiente mais favorável ao empreendedorismo, colaborando com o desenvolvimento local e com a retomada da economia do Estado”, destaca Benedusi.
Até o final de 2018, 159 municípios tinham sidos integrados à Redesimples. Em 2019, foram potencializadas ações em conjunto com o Governo do Estado em parceria com o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, em que foi intensificado o trabalho de sensibilização junto às prefeituras, e o resultado será a integração de outros municípios até dezembro deste ano, totalizando 280 cidades.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.