Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crédito sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Competitividade na indústria é tema de palestra no Encadear Summit 2019

Head de Engenharia Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazzi, tratou do assunto durante a tarde desta terça-feira, 1º de outubro

atualizado em: 01/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

A tarde desta terça-feira foi para discutir a competitividade, os rumos da indústria 4.0 e os exemplos para otimizar produções industriais no Encadear Summit – Fórum de Encadeamento Produtivo, que faz parte da programação da 28º Mercopar. “Digitalização como vetor de competitividade na indústria” foi o tema da palestra realizada por Rafael Gazzi, Head de Engenharia Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina.

Competitividade na indústria é tema de palestra no Encadear Summit 2019

A empresa reduziu em 39% o lead (tempo da produção) de um caminhão, por exemplo, com a implementação da Indústria 4.0 (Foto Rafael Cavalli)

Gazzi começou contextualizando o setor da indústria 4.0 e trazendo a pesquisa realizada pela Fiesp em parceria com o Senai-SP, que mostra uma redução de 7% na produtividade da indústria brasileira entre 2006 e 2016. O levantamento também apontou que, somente 41% das indústrias no Brasil usam lean manufacturing ou sistema de produção enxuta. “Tem muita gente falando sobre a indústria 4.0, mas pouca gente trabalha efetivamente com isso”, enfatizou o engenheiro.

Ele deu diversos exemplos de processos que foram adotados pela Mercedes-Benz para otimizar a produção de veículos. Entre eles, a simulação digital de projetos, um óculos de realidade virtual para melhorar e prever a manutenção de peças, a inserção de robôs que fazem o deslocamento de peças dentro da fábrica, eliminando a necessidade de uma pessoa que caminhava cerca de 24 quilômetros por dia, entre outros. Para se ter uma ideia, em apenas um desses processos, a empresa conseguiu uma redução de desperdícios que chega a 71%. Isso aconteceu quando implementou um sistema que imprime previamente peças de protótipos, através de uma impressora 3D. Assim, foi possível testá-las antes de colocá-las para fabricação na linha de produção.

O uso da tecnologia Dashboard em tempo real foi mais um dos processos que ajudou a Mercedes-Benz a otimizar fabricação e a linha de produção de caminhões. Através dele, os dados são colhidos por diversos sistemas e sensores na fábrica e enviado para um sistema na nuvem. Assim, é possível monitorar toda essa linha de produção, o estoque, prever a troca de peças, a manutenção de máquinas, entre outros. E tudo pode ser monitorado através de um smartphone. Como prova dessa tecnologia, Gazzi tirou o telefone do bolso e mostrou para o público a tela, indicando quais setores estavam funcionando, quais estavam parados na fábrica e por quais motivos.

“Não fazemos indústria 4.0 na Mercedes porque é legal. Fazemos porque ela gera resultados. Conseguimos reduzir em 39% o lead (tempo da produção) de um caminhão, ganhamos 20% na eficiência da logística e temos como meta a redução de 25% em falhas até 2020”, apontou o engenheiro.

A Mercedes-Benz também tem uma preocupação com as pessoas, de acordo com Gazzi. “Elas estão no centro do ecossistema da tecnologia. Ela nos ajuda a fazer um trabalho com melhor qualidade e mais ergonomia. A tecnologia vem para empoderar as pessoas e não para substituí-las. É nossa responsabilidade trabalhar na capacitação delas para operar essas novas tecnologias”, destacou.

Ao fim da palestra, o engenheiro ainda mostrou um vídeo, ilustrando tudo o que foi relatado sobre os processos para aperfeiçoar a linha de montagem da Mercedes-Benz, mostrando que a tecnologia está a serviço da indústria, das pessoas e que ela pode reduzir custos e ainda melhorar processos.

Encadear Summit 2019

Encadear Summit 2019 – Fórum de Encadeamento Produtivo é um evento de referência nacional que tem como objetivo contribuir para melhorar a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas. O evento, que faz parte da programação da 28ª Mercopar, aconteceu ao longo de toda esta terça-feira, 1º de outubro, e caracteriza-se como um dos mecanismos mais importantes para melhorar a cadeia produtiva. A programação priorizou discussões e trocas de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras, micro e pequenas efetivas e potenciais, fornecedoras de grandes marcas, com palestras e painéis, trazendo muito conhecimento e experiências para uma plateia lotada ao longo de todo o dia. 

A feira

A Mercopar – Feira de Inovação Industrial é a melhor maneira de conectar grandes e pequenas empresas das novidades do setor. A 28ª edição do evento, realizado pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), é a oportunidade perfeita para troca de conhecimento e a construção de relacionamentos que podem impulsionar parcerias e negócios. A Mercopar ocorre de 1º a 3 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: