Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora quer levar mais desenvolvimento aos municípios gaúchos

Programa do Sebrae RS foi lançado durante a Feira Mercopar, em Caxias do Sul

atualizado em: 02/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

Vinte e três prefeitos de diversos municípios gaúchos conheceram em primeira mão o programa Cidade Empreendedora, lançado pelo Sebrae RS durante a Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece até quinta-feira, em Caxias do Sul. A iniciativa inédita é focada na desburocratização e no fomento ao empreendedorismo, por meio da implementação de políticas públicas tendo como base 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

Cidade Empreendedora quer levar mais desenvolvimento aos municípios gaúchos

Programa é inédito no RS (Foto: Rafael Cavalli)

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para a organização da sociedade, desde a metrópole mais desenvolvida até o menor município do interior. “Não podemos viver sem governo, mas podemos colaborar para que ele seja mais produtivo e eficaz em suas ações”, disse o dirigente, acrescentando que a organização irá investir R$ 5 milhões neste programa, subsidiando parte dos serviços adquiridos pelos municípios.

Estiveram presentes no lançamento do Cidade Empreendedora gaúcho os prefeitos Daniel Candido, do município de São João Batista, e Joares Ponticello, de Tubarão, em Santa Catarina, estado que já implementou o programa e está colhendo frutos. Os gestores públicos foram convidados para compartilhar seus avanços e resultados.

Ao final do evento, 22 prefeitos assinaram termos de intenções em aderir ao Cidade Empreendedora. Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), no Rio Grande do Sul há cerca de 69% de empreendedores informais e que eles não entendem a importância da obtenção do CNPJ. “Esse é um dos motivos para criarmos essa estratégia de atuação, que é o Cidade Empreendedora, cuja implantação se mostra como uma importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo”, finalizou Godoy.

Os municípios que assinaram o termo são: Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Camaquã, Farroupilha, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Getúlio Vargas, Lajeado,  Lagoa Vermelha, Marau, Novo Hamburgo, Panambi, Pelotas, Porto Alegre, Santiago, Santa Maria, Venâncio Aires, Teutônia e Uruguaiana. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: