
Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Caxias do Sul/RS – O final do primeiro dia da 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial foi marcado pelo lançamento de uma iniciativa que visa incluir a região da Serra e das Hortênsias na rota do mapa global da inovação: o Inova RS. A cerimônia do Marco Zero Inova RS Região da Serra e Hortênsias foi no Espaço Mercopar e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. O secretário estadual de Inovação e Tecnologia, Luís Lamb, apresentou a proposta, inspirada em projetos já existentes pelo mundo, em um auditório lotado, quando expôs a palestra O Papel da Inovação – A Nova Economia.

Secretário Lamb apresentou a proposta (Foto: Cleiton Thiele)
O projeto constitui na articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade para promover ações referentes à inovação. A ideia é organizar a iniciativa em 13 regiões do Rio Grande do Sul, e, na terça-feira (01), foi a vez da Serra e das Hortênsias.
O Inova RS nasce de comitês de articulação e estratégicos que identificam perfis e fazem diagnósticos das regiões. Com base nisso, são lançados desafios que devem ser atendidos com projetos em que o componente central seja a inovação. O objetivo é caminhar para o conceito cada vez mais trabalhado e seguido de Cidades Inteligentes. Já no final do encontro de terça-feira, começaram as reuniões para definir os comitês. Lamb destacou números importantes para o setor da inovação no Estado, entre eles a informação de que o Rio Grande do Sul forma anualmente dois mil doutores.
Conhecimento em prática
Representando o setor das universidades, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, falou da importância de colocar em prática o conhecimento. “Nosso desafio é lidar com o tempo, o conhecimento está disponível”, pontuou o reitor.
Marcos Rossi, CEO do Gramado Summit, falou da satisfação em estar à frente de um projeto em uma região que já aposta muito em tecnologia e inovação. Assim, para ele, o Inova RS fortalece a área como fomentadora.
O empresário Daniel Randon destacou o DNA da região da Serra e das Hortênsias e o comprometimento de sua comunidade em empreender. “Não se sai de uma crise sem inovação, que gera conhecimento e competitividade”, afirmou Randon.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.