
Mais buscados: MEi CRÉDITO sei boas praticas consultoria

Da Redação
Caxias do Sul/RS – Como a SAP Labs Latin America inova, juntamente dos seus 1.300 colaboradores, foi o assunto do painel Cultura da Inovação, com o head de Inovação Matheus Portela Souza, no segundo dia (02) de Mercopar, em Caxias do Sul. Segundo ele, o Brasil está muito atrás da Ásia, Europa e América do Norte em se tratando do tema. “E não é por falta de criatividade. O problema é que o nosso processo é muito lento. É preciso inspiração para inovar. Não adianta colocar um grupo de pessoas trancadas em uma sala e esperar que horas depois eles tenham inovado”, afirma ele.

Foto: Cleiton Thiele
Para Souza, cada integrante, dentro de uma empresa, deve ser considerado no processo de inovação. “A empresa deve trabalhar, primeiramente, com as pessoas que já possui. Há perfil de inovadores que têm ideias e outros que não trazem ideias, mas entendem de projetos e as executam e testam muito bem. E as pessoas precisam estar motivadas. Às vezes ela nem sabe que pode inovar”, pontuou ele.
Souza explica que é muito comum os gestores massacrarem inovadores com frases como “Alguém já está fazendo isso. Isso não vai dar certo. Já tentaram fazer isso e não funcionou. Isso não é o seu trabalho”. Na visão do head, três fatores devem ser levados em conta na hora de inovar: o desejo humano, a viabilidade econômica e a tecnologia. “Além disso, inovar deve ser o trabalho de todos na equipe, não só de alguns. É preciso sair do planejamento e executar, fazer muito teste, pensar qual é o processo de inovação dentro da empresa e para onde vai a ideia, informar os colaboradores e valorizar o que está sendo feito para que se apropriem”, conta ele.
A SAP Labs Latin America está instalada em São Leopoldo/RS desde 2006. Iniciou como uma startup com 22 funcionários em uma sala de aula. Em 2009, recebeu um aporte de R$ 30 milhões e hoje atende toda a América Latina. Entre 2020 e 2021 a empresa receberá um novo aporte que a fará crescer ainda mais.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Sebrae RS
Selo da ABF reforça maturidade de redes e impulsiona expansão de franquias gaúchas
Notícias
30 de Março de 2026Selo da ABF reforça maturidade de redes e impulsiona expansão de franquias gaúchas
SAIBA MAIS30 de Março de 2026
Parlamento Empreendedor avança pelo Estado e engaja vereadores em agenda na regional Campanha e Fronteira Oeste
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.