Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Indústria 4.0 já é realidade na Serra Gaúcha

Empresário Daniel Randon abriu o Seminário na Mercopar

atualizado em: 02/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

Caxias do Sul/RS – “Vivemos um cenário desafiador em vários segmentos da nossa economia, por isso a transformação é mais que urgente, é necessária”. Desta forma, o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (Citec), Daniel Randon, abriu, na quarta-feira (02), o Seminário “Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial”, no segundo dia da Jornada 4.0 que acontece junto à 28ª edição da Feira de Inovação Industrial – Mercopar, em Caxias do Sul.

Indústria 4.0 já é realidade na Serra Gaúcha

Foto: Eduardo Rocha

Randon salientou que na maior parte das vezes, essa inovação ocorre pela implantação de ideias simples e eficientes apoiadas por mudanças tecnológicas e sociais. “Devemos dar o primeiro passo. Na Serra Gaúcha temos o DNA do empreendedorismo muito forte e estamos aptos a buscar novos mercados para mantermos a competitividade local”, ressaltou ele. Para o empresário, a Indústria 4.0 já é uma realidade, com tecnologias acessíveis a todos os portes de empresas e a possibilidade de experimentar novas oportunidades. “Tudo isso vai muito além da automação e nos faz refletir sobre um novo jeito de fazer, utilizando novas ferramentas tecnológicas que estão contribuindo para a redução de custos, criação de novos produtos e aumento de produtividade”, refletiu.

Dados da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) indicam que a redução de custos anuais, por meio da Indústria 4.0, será de 73 bilhões de reais por ano, entre ganhos de eficiência, custos de manutenção de máquinas e economia de energia. “Devemos estar preparados para esse movimento de inovação dentro das empresas, envolvendo as lideranças e buscando parcerias. E isso está ligado ao novo mindset, com a abertura de novas formas de pensar e agir”, ressaltou. Randon lembrou que quando fala em parcerias, refere-se, por exemplo, a startups, com a inovação sendo implantada de forma mais rápida e qualificada na indústria. O empresário explicou que a união de esforços para a implantação da Indústria 4.0 levou à criação da  Rede RS, uma plataforma para incentivar e integrar fornecedores de soluções tecnológicas.

Já o conselheiro do Citec, Carlos Martini, destacou a necessidade de desmistificação da Indústria 4.0, com a eliminação de processos desnecessários, zerando trabalhos repetitivos e insalubres e liberando empregos que exijam maior qualificação por meio do ensino e educação: “O Sesi e o Senai têm um papel fundamental nessa capacitação. Podemos cortar custos em vários setores, menos na educação”, complementou Martini.

No Seminário, o vice-presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Hernane Cauduro, lembrou a formação da Rede RS, uma forma de agregar conhecimento em um mesmo lugar. “A Rede RS nasceu da união de vários entes, unindo a academia, por meio das universidades, as entidades representativas de empresas e outros, com o objetivo de conectar e proporcionar um ambiente de acesso à informação para a entrada ao ecossistema da Indústria 4.0, permitindo a geração de novos negócios”, observou o empresário. Desta forma, os interessados contarão com a Rede RS que indicará a tecnologia e fornecedores para implantação da automação, além do acompanhamento do projeto de transformação e capacitação de pessoal nas novas tecnologias.

O analista técnico do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, Felipe Marcolin, apresentou alguns projetos que comprovam a possibilidade de qualquer tipo de empresa chegar ao patamar da Indústria 4.0. “Realizamos a conexão dos ambientes digitais e físicos, com informações em tempo real. Por exemplo, com essa integração, podemos obter informação de qualquer máquina, em qualquer lugar do mundo”, exemplificou o painelista.

O Seminário foi encerrado pelo consultor do Sebrae Nacional e Confederação Nacional da Indústria, Roberto Vermulm, que abordou o tema “Riscos e Oportunidades para as empresas brasileiras diante de inovações disruptivas: uma visão a partir do Estudo Indústria 2027”.

O sucesso da realização da primeira edição da Jornada 4.0 idealizada no ano passado pela FIERGS foi determinante para que, neste ano, o evento acontecesse junto à Mercopar, em Caxias do Sul. Ligada a empresas de tecnologia direcionadas para a indústria, a ação se desenvolve durante os três dias da feira, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva. O evento contou com a presença do secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS, Cláudio Gastal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: