Mais buscados: mEI credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
O Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Profissionalizante, com o projeto Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor, desenvolvido pelo Senai – Departamento Regional do RS. A iniciativa foi idealizada por Carlos Artur Trein, Alexsandra Teixeira e Carina Elisa Lechner Salvaro, para desenvolver produtos para solucionar problemas reais das indústrias com formação de equipes multidisciplinares que trabalharão na construção de protótipos como máquinas.
“É o reconhecimento de uma iniciativa que estamos desenvolvendo há alguns anos e que vem mudando a vida de muitos jovens e estudantes do Senai, bem como das empresas que apoiam esses estudantes, quando eles levam este desafio para colocar em prática e transformar em um novo produto, tornando-se empreendedores e protagonistas da sua própria história profissional. É também a transformação que esse projeto pode fazer nos jovens que têm a oportunidade de participar”, destaca Carina Elisa.
A grande final aconteceu nessa terça-feira, 8 de outubro, em cerimônia durante a 3ª edição do Seminário ConheCER, e do III Encontro Internacional de Inovação na Educação, no CentroSul, em Florianópolis (SC). Concorreram 60 finalistas de todo o País. Quatro ganhadores na fase estadual das categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior estavam representando o Rio Grande do Sul. Em maio, eles receberam o troféu Ouro com os projetos “Startup Teens, não tem idade para inovar o mundo”, da Feevale; “Alerta! Alerta de Enchente!”, da Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro; “Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor”, do Senai – Departamento Regional do RS, e “IDEAR – Empreendedorismo e Inovação”, da PUCRS.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o prêmio identifica, estimula, reconhece e divulga as melhores práticas de educação empreendedora no Brasil. “Um resultado como este é muito importante para o RS, pois por meio dele é possível dar visibilidade às práticas de educação empreendedora desses professores, que estimulam a formação de estudantes com capacidade de pensamento crítico, criativo e inovador. Assim, os professores podem demonstrar o resultado da aplicabilidade das competências empreendedoras para além das fronteiras do Estado”, acrescenta.
A primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi um sucesso. No Brasil, foram mais de mil inscritos. No Rio Grande do Sul, o prêmio registrou 76 inscrições. A iniciativa foi uma realização do Sebrae, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e reconhece, incentiva e dá visibilidade às melhores práticas no País, além de reconhecer os agentes envolvidos com educação nos mais diferentes níveis.
Os vencedores da etapa nacional foram: Categoria Ensino Fundamental – Ouro: Cooperativa Educacional de Linhares; Prata: Secretaria Municipal de Educação e Cultura do RN; bronze: EEMB Duque de Caxias. Categoria Ensino Médio – Ouro: Escola Virgem de Lourdes; Prata: St. James Internacional School; Bronze: Instituto Federal do Amapá. Educação Superior – Ouro: Centro Universitário da Várzea Grande; Prata: Senac AM – Faculdade de Tecnologia; Bronze: Universidade de Salvador – UNIFACS. Educação Profissional – Ouro: Senai RS; Prata: IF Sul de Minas – Campus Muzambinho; Bronze: Instituto Educacional Tiradentes.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.