Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Serviços de alimentação recebem selo de segurança alimentar

O projeto Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria atendeu 45 operações

atualizado em: 08/11/19

Da Redação

COMPARTILHE

O projeto Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria teve início em novembro de 2018 e foi idealizado e executado pela Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio do Sebrae RS. Durante este período, 45 estabelecimentos de alimentação fora do lar passaram por diversas etapas de avaliação, capacitação – mais de 200 colaboradores atendidos – e auditorias individuais. “Todos acreditaram na ideia de que boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, muito mais do que uma obrigação legal, são uma oportunidade de diferenciação neste mercado promissor, mas de uma alta concorrência”, afirma o gestor de projetos do Sebrae RS Carlos Henrique Karsten Junior. A inspiração veio da experiência bem-sucedida na Copa do Mundo FIFA/2014 e de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres.

“A inovação deu-se através da seleção de 51 critérios (entre os 180 previstos na resolução RDC 216 da Anvisa) que mais impactos podem causar à saúde. Essa síntese permitiu que mesmo os pequenos empreendimentos pudessem estabelecer práticas adequadas de segurança alimentar”, explica o gestor. Outra novidade importante foi o desenvolvimento de um aplicativo pelo professor da UFSM, Enio Giotto, o qual permitiu a facilidade, agilidade e pronta resposta da avaliação do estabelecimento, possibilitando, inclusive, que o próprio empresário pudesse fazer uma autoavaliação durante as etapas.

Serviços de alimentação recebem selo de segurança alimentar

O Sebrae RS apoiou sensibilizando os participantes do projeto Polo Gastronômico para a adesão à Categorização, pois os objetivos e os resultados estão alinhados. As 28 empresas do Polo Gastronômico aderiram à Categorização. Com o recebimento do selo, os participantes poderão utilizá-lo na sua linha de comunicação como um diferencial perante o mercado, informando o consumidor da qualidade e segurança dos alimentos servidos. No dia 11 de novembro, às 17h, no Salão de Atos da UFN, será realizada a cerimônia de divulgação e entrega oficial dos selos para as empresas participantes. Os selos são A, B ou C, de acordo com a pontuação obtida nos critérios de classificação e eliminatórios.

A professora do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida e do Curso de Nutrição da UFN, Ana Lúcia Saccol, participou da equipe que implementou a categorização em estabelecimentos de alimentação das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. Ela informa que a categorização abrange restaurantes, bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. A proposta consiste em classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde.

Essa classificação fica disponível ao consumidor, dando a oportunidade de que o mesmo conheça a qualidade sanitária dos serviços de alimentação que ele utiliza. O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pela Vigilância Sanitária (Visa).

 

Fazendo a diferença

“A categorização já acontece nos países do Primeiro Mundo, agora é a nossa vez”, afirma, entusiasmado, Jacson Zanini. Ele é proprietário de quatro estabelecimentos que receberão os selos A. São três lojas Porto Sushi e o Dek do Cheff, restaurante de comida caseira. Ele conta que, com as orientações recebidas, conseguiu fazer as adequações e agora acredita que o selo será mais um diferencial junto ao consumidor. Zanini começou o negócio em 2015 com um delivery de sushi que logo se transformou em um estabelecimento aberto aos clientes devido à demanda e deu origem a mais três. Há oito meses decidiu também entrar no ramo de bufê de comida caseira e inaugurou o Dek do Cheff.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2024

Mais de 30% dos MEIs e MPEs ainda estão fora de operação revela pesquisa do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2024

Seminário de Turismo Rural de Cruz Alta ocorre no dia 24 e discute ações para o setor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: