
Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Os cervejeiros do RS ainda estão comemorando os resultados alcançados na Copa Internacional da Cerveja POA, realizada de 05 a 07 de novembro como parte da programação do Festival da Cerveja de Porto Alegre. Edelbrau, de Nova Petrópolis, foi considerada a Cervejaria do Ano, depois que suas duas amostras, com os nomes Wild Dark Raspberry Ale e Dunkel, ganharam Ouro respectivamente nas categorias Wood and Barrel-aged sour e Dark lagers. A cervejaria está no mercado desde 2011 e já é conhecida pela qualidade e sustentabilidade da sua produção. Além dela, outra cervejaria bem mais nova, a Sapatista, que iniciou a atividade em março deste ano, também chamou atenção no concurso ao conquistar medalha de Prata com a Incendiária, que disputou na categoria Red Ales, e com a Pantera Negra, na categoria Stouts.
O concurso teve a participação de 310 cervejarias de sete países que apresentaram mais de 1.450 amostras, em 33 categorias. A gestora de projetos do Sebrae RS Francine Danigno destaca que a performance alcançada pelos cervejeiros que participam dos projetos Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no RS e Maturação Comercial para Indústrias de Alimentos e Bebidas demonstra que o segmento está em expansão e com cada vez mais qualidade e competitividade. Porto Alegre registrou 465 novas marcas de cerveja somente no ano passado, sendo a cidade brasileira com mais registros de novas cervejas, de acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“A premiação chancela o bom trabalho que temos feito”, afirma Fernando Maldaner, um dos sócios da Edelbrau. Com uma produção em torno de 20 mil litros/mês, a cervejaria tem foco no mercado gaúcho e se diferencia por usar ingredientes originais em seus produtos, buscando valorizar a região. Ele informa que, anualmente, são lançados entre três a cinco rótulos e os que têm mais aceitação do público são mantidos. Outra característica da cervejaria de Nova Petrópolis é a preocupação com a sustentabilidade. A empresa tem cisterna para a coleta de chuva, caldeira à lenha de reflorestamento e 251 painéis fotovoltaicos que a tornaram a primeira cervejaria brasileira autossustentável em questão de consumo energético, entre outras iniciativas. Para 2020, Maldaner diz que a sustentabilidade deve chegar aos clientes oferecendo, por exemplo, kits de cervejas em embalagens que podem ser reaproveitadas para outros usos.
A Sapatista, de Porto Alegre, também conta com apoio do Sebrae RS e a proprietária Roberta Barbosa Pierry relata que inscreveu duas amostras e foram logo premiadas. “Temos muito cuidado na elaboração das receitas”, salienta. A produção começou no dia 08 de março, com dois rótulos. “É um passo de cada vez”, acrescenta. Roberta, que gosta de cerveja e de culinária, revela que decidiu unir os dois na elaboração de receitas de cerveja, primeiro para consumo doméstico e, depois, também para venda ao público. Considerada, por enquanto, a “caçula” da turma do projeto, a Sapatista tem feito bonito e em agosto, na Copa Sul-Americana de Cerveja, a Incendiária conquistou Ouro na categoria Red Ales.
Confira a relação dos premiados:

Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.