Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os cervejeiros do RS ainda estão comemorando os resultados alcançados na Copa Internacional da Cerveja POA, realizada de 05 a 07 de novembro como parte da programação do Festival da Cerveja de Porto Alegre. Edelbrau, de Nova Petrópolis, foi considerada a Cervejaria do Ano, depois que suas duas amostras, com os nomes Wild Dark Raspberry Ale e Dunkel, ganharam Ouro respectivamente nas categorias Wood and Barrel-aged sour e Dark lagers. A cervejaria está no mercado desde 2011 e já é conhecida pela qualidade e sustentabilidade da sua produção. Além dela, outra cervejaria bem mais nova, a Sapatista, que iniciou a atividade em março deste ano, também chamou atenção no concurso ao conquistar medalha de Prata com a Incendiária, que disputou na categoria Red Ales, e com a Pantera Negra, na categoria Stouts.
O concurso teve a participação de 310 cervejarias de sete países que apresentaram mais de 1.450 amostras, em 33 categorias. A gestora de projetos do Sebrae RS Francine Danigno destaca que a performance alcançada pelos cervejeiros que participam dos projetos Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no RS e Maturação Comercial para Indústrias de Alimentos e Bebidas demonstra que o segmento está em expansão e com cada vez mais qualidade e competitividade. Porto Alegre registrou 465 novas marcas de cerveja somente no ano passado, sendo a cidade brasileira com mais registros de novas cervejas, de acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“A premiação chancela o bom trabalho que temos feito”, afirma Fernando Maldaner, um dos sócios da Edelbrau. Com uma produção em torno de 20 mil litros/mês, a cervejaria tem foco no mercado gaúcho e se diferencia por usar ingredientes originais em seus produtos, buscando valorizar a região. Ele informa que, anualmente, são lançados entre três a cinco rótulos e os que têm mais aceitação do público são mantidos. Outra característica da cervejaria de Nova Petrópolis é a preocupação com a sustentabilidade. A empresa tem cisterna para a coleta de chuva, caldeira à lenha de reflorestamento e 251 painéis fotovoltaicos que a tornaram a primeira cervejaria brasileira autossustentável em questão de consumo energético, entre outras iniciativas. Para 2020, Maldaner diz que a sustentabilidade deve chegar aos clientes oferecendo, por exemplo, kits de cervejas em embalagens que podem ser reaproveitadas para outros usos.
A Sapatista, de Porto Alegre, também conta com apoio do Sebrae RS e a proprietária Roberta Barbosa Pierry relata que inscreveu duas amostras e foram logo premiadas. “Temos muito cuidado na elaboração das receitas”, salienta. A produção começou no dia 08 de março, com dois rótulos. “É um passo de cada vez”, acrescenta. Roberta, que gosta de cerveja e de culinária, revela que decidiu unir os dois na elaboração de receitas de cerveja, primeiro para consumo doméstico e, depois, também para venda ao público. Considerada, por enquanto, a “caçula” da turma do projeto, a Sapatista tem feito bonito e em agosto, na Copa Sul-Americana de Cerveja, a Incendiária conquistou Ouro na categoria Red Ales.
Confira a relação dos premiados:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.