Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Encontro de Comitês do Empreendedorismo discute desenvolvimento territorial e educação

Iniciativas de sucesso realizadas em 10 municípios foram apresentadas no evento, que também teve palestras de especialistas

atualizado em: 18/11/19

Da Redação

COMPARTILHE

Os possíveis caminhos para o desenvolvimento territorial e da educação estiveram em pauta nesta segunda-feira, 18 de novembro, no Encontro de Comitês do Empreendedorismo, um evento que teve participantes de todo o Rio Grande do Sul. O evento reuniu os 27 comitês municipais em atuação no Estado para discutir os temas e apresentar exemplos de sucesso de 10 municípios.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. Conforme o dirigente, os comitês trabalham para promover e articular ações para a melhoria do ambiente de negócios das cidades, com objetivo de fomentar e transformar iniciativas empreendedoras. “A proposta é ter uma governança capaz de pensar, planejar e executar esforços para melhorar o futuro dos municípios, o que auxilia no desenvolvimento econômico”, acrescentou.

Encontro de Comitês do Empreendedorismo discute desenvolvimento territorial e educação

Depois, o diretor de tecnologia do município de Olinda (PE), Claudio Nascimento, falou sobre desenvolvimento territorial, área em que atua há quase uma década por meio das políticas públicas. Ele é representante do Brasil na organização Open & Agile Smart Cities (OASC), embaixador da Campus Party e consultor de Inovação e Economia Criativa na Amazônia. Também atua como conselheiro do Porto Digital no Recife, um ecossistema tecnológico criado há 20 anos que congrega 300 empresas e mais de nove mil profissionais de negócios inovadores na cidade.

A programação seguiu com a apresentação das iniciativas municipais para desenvolver os territórios, em formato de dois talks shows. “Cada cidade teve um espaço para compartilhar experiências práticas que fizeram a partir do aprendizado obtido nos comitês”, afirma a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Moraes.

Na sequência, a educadora Maldi Dalri falou sobre Educação 5.0. Mestre em Ciências da Computação, empreendedora, consultora e curadora digital, ela trabalha com projetos que geram transformação educacional por meio do uso de tecnologias colaborativas aliadas a metodologias ativas, processos hands on e foco no empoderamento dos atores educacionais. Integrante do grupo Google Innovators, também participou como speaker no TEDX Pedra Branca.

 

Conheça os Comitês do Empreendedorismo

Criados há um ano e meio pelo projeto do Sebrae “Comitês de Governança para o Empreendedorismo”, esses grupos foram formados a partir do conceito de hélice tríplice, abordagem que trabalha o desenvolvimento por meio da articulação entre governos, empresas e instituições de ensino superior. Por isso, pessoas que representam entidades que atuam nessas três áreas compõem os comitês, que possuem presidente, vice-presidente e coordenadores de eixos.

“Após realizar um diagnóstico de cada cidade, formamos uma governança para os comitês e criamos um planejamento estratégico para desenvolver a visão de futuro dos municípios, a partir de eixos temáticos. Desburocratização e educação empreendedora são eixos comuns para todos, além dos específicos de cada realidade, como, por exemplo, inovação, tecnologia e turismo”, explica Roselaine.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Abril de 2024

Ciclo dois do Cidade Empreendedora em Frederico Westphalen terá ações voltadas à agricultura familiar

SAIBA MAIS

 

15 de Abril de 2024

Sebrae promove workshops sobre captação de recursos do Tecnova III

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: