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Da Redação
A maré mundial de descontos em produtos e serviços motivados pela Black Friday, comemorada oficialmente no dia 29 de novembro, chegou ao Sebrae RS com uma novidade neste ano. Esta será a primeira vez que a organização participará do movimento internacional com descontos nas consultorias.
Entre os dias 19 e 29 de novembro, período chamado de Black Week, uma extensão da data comemorativa, o Sebrae RS oferecerá desconto de 30% nas consultorias de marketing e vendas em todo o Estado. Para ter acesso à promoção, os empreendedores precisam acessar algum dos conteúdos de capacitação gratuitos disponíveis no site da organização (www.sebraers.com.br).
Para motivar tanto quem está começando um negócio como para quem já tem empresa, o Sebrae RS também disponibilizou conteúdos produzidos especialmente para a Black Week: http://conhecimento.sebraers.com.br/lp/black-week/. Na página, estará o e-book “Guia certeiro de experiências de compras”, produzido pela consultora do Sebrae RS Tatiane Alves, um vídeo com dicas dela e o curso online “Potencialize suas vendas”, ministrado pela consultora Fernanda Zannoni.
Segundo o gestor de soluções do Sebrae RS Saulo Morschel, a Black Week será uma ótima oportunidade para empreendedores adquirirem as consultorias com desconto adicional. “Já oferecemos subsídio na venda dessas consultorias. Agora, para a Black Week, elas ainda terão mais 30% de desconto no valor final”, explica.
Prepare sua empresa para a Black Friday
Para ajudar empreendedores a aproveitarem da melhor forma essa data comemorativa, o Sebrae preparou uma cartilha com dicas, que pode ser acessada gratuitamente no link: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/blackfriday2019. Abaixo, confira alguns dos conteúdos disponíveis no material:
1) Como planejar sua Black Friday
Tudo começa com planejamento detalhado de como será sua participação na Black Friday. É importante definir se as vendas dos produtos ou serviços serão online, em loja física ou ambos. Como ponto de partida, pesquise os itens preferidos pelos seus clientes e defina o mix de produtos ofertado. Alinhe a campanha com seu parceiro tecnológico, esteja preparado para picos de acesso, negocie condições diferenciadas com os fornecedores e ofereça descontos que não comprometem a saúde financeira da empresa.
2) Capriche na vitrine
A vitrine pode definir se o cliente irá entrar ou não na loja. É comprovado: uma vitrine adequada pode aumentar as vendas em até 30%. Quando um produto está exposto na entrada da loja, as pessoas tendem a achar que é uma peça mais bonita, que está na moda, aumentando a chance de venda. Monte a vitrine de acordo com o público que pretende conquistar. Valorize o produto, deixando-o em posição elevada e de destaque.
3) Venda
Para impulsionar as vendas e conquistar clientes online, atualize seu site com as ofertas, facilite o preenchimento dos pedidos, disponibilize meios seguros de pagamento, deixe clara a política de troca e devolução, informe o estoque disponível, ofereça garantia e descreva o produto. Já na loja física, treine a equipe, separe produtos por categorias, tamanhos e preços, cuide da ambientação (temperatura, luminosidade e sonorização), facilite o acesso aos produtos e, se possível, ofereça vagas de estacionamento.
4) Liquidação na Black Friday
Algumas dicas costumam ajudar a potencializar a queima de estoque. Expor as ofertas mais atraentes à direita funciona, pois é o primeiro lado que o consumidor bate o olho. É possível incentivar as compras por impulso deixando os produtos de menor valor em locais estratégicos (como ao lado do caixa). Monte pacotes promocionais oferecendo vários itens por um só preço e aproveite a Black Friday para coletar dados e ampliar o cadastro para envio da sua mala direta.
5) Atendimento ao cliente
A quantidade de produtos que as pessoas adquirem está relacionada ao prazer que sentem no ato da compra, por isso conforto e bom atendimento são decisivos. O consumidor valoriza ar condicionado, preço justo, entrega em domicílio e estacionamento. É importante alinhar com os funcionários as condutas esperadas e a tática para avaliar é pedir para um amigo visitar sua loja e contar como foi a experiência. Entender as necessidades de cada cliente é um diferencial. Pesquisas de opinião também ajudam a melhorar o atendimento.
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