Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Canoas é o primeiro município a aderir ao Cidade Empreendedora

Programa tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos

atualizado em: 06/12/19

Da Redação

COMPARTILHE

Canoas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a assinar o contrato de adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, junto ao Sebrae RS.

“Nos preocupamos muito em dar condições para que os empresários e todos cidadãos possam empreender e desenvolver a cidade como um todo. Quando conhecemos o Cidade Empreendedora, identificamos rapidamente muitas soluções que toda Prefeitura necessita. Tenho certeza de que esta parceria com o Sebrae RS colocará Canoas em outro patamar de desenvolvimento, facilitando a vida dos empresários e fortalecendo a cultura empreendedora do canoense”, destaca o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

A vice-prefeita do município, Gisele Uequed, também destacou a importância do projeto como forma de impulsionar o empreendedorismo da região. Para ela, “o Cidade Empreendedora vem ao encontro da visão estratégica que temos para a cidade, desde a educação financeira e empreendedora de nossos jovens já na escola até a desburocratização dos processos legais. Temos certeza de será importantíssimo para o desenvolvimento de Canoas”.

Canoas é o primeiro município a aderir ao Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional. “Vamos colaborar para que os entes públicos sejam mais produtivos e eficazes em suas ações junto às comunidades. O Cidade Empreendedora cria uma estratégia de atuação e sua implementação serve como uma importante ferramenta para o incentivo ao empreendedorismo local”, destaca o Godoy.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

 

A força dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm uma importância fundamental no desenvolvimento econômico. Eles representam 98,3% das empresas do Estado, 32,6% do PIB e 48,6% dos empregos formais gerados, segundo dados da Receita Federal de 2019.

Já a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM RS) de 2018 mostra que os empreendedores representam 31,6% da população de 18 a 64 anos, correspondendo a mais de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A mesma pesquisa aponta as políticas governamentais e o apoio financeiro como um empecilho para seus negócios. Dessa forma, o Programa Cidade Empreendedora está fundamentado na atual necessidade dos empreendedores gaúchos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: