Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Gosto por limpeza e organização vira negócio bem-sucedido

A Empreguetche venceu a banca de pitch do Sebrae Start que aconteceu em dezembro

atualizado em: 20/01/20

Da Redação

COMPARTILHE

A ideia da Empreguetche surgiu em 2018 enquanto Rochele Schramm ainda cursava o último ano da faculdade de Engenharia de Produção. “Sempre fui conhecida entre os mais próximos por ser a louca da limpeza!”, conta. “Minha mãe trabalhava como doméstica na minha infância e a influência da limpeza e organização com certeza veio dela! As mais conhecidas diziam que o sonho da vida delas era ter uma pessoa detalhista como eu limpando a casa delas”, relata entusiasmada.

Rochele trabalhava há quatro anos na mesma empresa e tudo ia bem, salário em dia, bom ambiente de trabalho. Mas ela começou a se sentir incomodada com a falta de propósito no que fazia e na sua área (RH) não enxergava melhores perspectivas. Essa inquietação foi aumentando e Rochele decidiu que, após a formatura, tomaria uma decisão. “Uma noite, no banho, comecei a refletir sobre o que eu mais gostava de fazer – ensinar – o que eu fazia de melhor – facilidade de comunicação, limpar, organizar – e como eu poderia unir essas coisas e ajudar o maior número de pessoas”.

Foi assim que a empresa começou a ser desenhada. Vencedora do Pitch Day, última etapa do Sebrae Start em 2019a Empreguetche é uma plataforma que tem como foco duas personas, clientes e diaristas, e a preocupação em desenvolver, capacitar e empoderar as profissionais que ali trabalham. “Acreditamos que clientes satisfeitos são reflexo de um atendimento diferenciado feito por profissionais engajadas. Fizemos muitas pesquisas tanto com diaristas quanto com clientes para entender suas necessidades, o que nos fez perceber que, além da plataforma disponibilizar maior autonomia e visibilidade, era necessário tratar com mais pessoalidade e empatia as profissionais parceiras, formando um ciclo virtuoso onde profissionais felizes fazem clientes satisfeitos”, destaca Rochele.

Gosto por limpeza e organização vira negócio bem-sucedido

 A empresa tem quatro profissionais ativas que receberam treinamento focado em técnicas de limpeza corretas para cada superfície, postura e ética, encantamento de clientes, gestão e planejamento da faxina, além de segurança e ergonomia no trabalho. A Empreguetche agora atende e realiza validações através do MVP (mínimo produto viável) que está rodando desde outubro de 2019. De lá para cá, foram realizados mais de 60 atendimentos em Caxias do Sul. “Estamos muito felizes e honrados com a confiança e a aceitação do público”, diz Rochele.

Atualmente, a Empreguetche atende somente em Caxias do Sul, mas tem previsão de expandir para Rio Grande, terra natal dos empreendedores, neste ano. Rochele administra a empresa com o irmão Alisson Schramm. “Sem ele, nada disso seria possível. A gente sonha alto, tem os mesmos valores, se complementa nas habilidades e tem o mesmo propósito. Eu sou a planejadora e ele o executor. Somos tipo queijo com goiabada sabe? Sozinhos somos bons, mas juntos somos melhores”, complementa.

Rochele diz que antes de participar do Sebrae Start pensava que, se a ideia e modelo de negócio já existiam, não era necessária nenhuma validação ou pesquisa. “Desenhamos o app, traçamos diretrizes, metas, processo de captação de clientes e profissionais e pensávamos, agora é só rodar”. Quando fizeram a inscrição no programa do Sebrae RS e começaram a fazer a trilha, perceberam que se tratava de algo muito mais profundo.

Eles passaram a perceber o valor da pesquisa, de ir a campo, entender quem eram os clientes, quais suas demandas e se o tamanho delas os faria pagar e enxergar valor na solução oferecida. Além disso, aprenderam que só seria possível validar de fato o negócio a partir do momento que conseguissem resolver o problema das duas pontas – clientes e diaristas – através de um MVP monetizado.

O desenho do aplicativo, que está em desenvolvimento, passou por inúmeras mudanças porque somente rodando a operação é possível entender o que de fato gera valor e funciona melhor. “Sabemos que o nosso aplicativo será sempre um BETA, mas no início, quando se empreende com seu próprio dinheiro, quanto menos se gasta, melhor. Se tivéssemos esperado finalizar o aplicativo para começar a oferecer nossa solução, deixaríamos de ter aprendizados valiosos que impactariam muito em nosso tempo e bolso”, observa Rochele. Para 2020, a meta é focar no aprendizado e nas vendas, refinar processos, tornar a marca mais reconhecida e finalizar o aplicativo para depois, pensar na expansão para outras cidades e estados. 

 Fique ligado!

O Sebrae tem vários projetos para Startups, assim como o Sebrae Start!

O Programa Startup RS, outra iniciativa do Sebrae para desenvolver ideias de negócio inovadoras, está com as inscrições abertas para turmas em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Saiba mais em https://startups.sebraers.com.br/.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: