
Mais buscados: MEI credito SEI Boas práticas consultoria

Da Redação

Santiago – O município de Santiago confirmou, no dia 23 de fevereiro, a sua adesão ao Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), criado pelo SEBRAE/RS. A partir dessa iniciativa, a prefeitura reforça a política de estimular o desenvolvimento sustentável da comunidade, também, a partir da gestão dos recursos que destina para as compras necessárias da cidade. Hoje, Santiago possui 3.096 negócios que se enquadram nas categorias de Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Na ocasião do evento, além do prefeito Júlio César Viero Ruivo, prestigiaram o momento os secretários de Gestão, Tiago Gorski Lacerda, e da Fazenda, Sergio Luiz Perufo. Por parte do SEBRAE/RS, o gerente regional, Andre Luiz Fialho Blos, explicou que a partir do termo de adesão, ainda em março, deverá iniciar o trabalho de diagnóstico de como a prefeitura tem realizado suas compras relacionadas aos pequenos negócios. Conforme o técnico do SEBRAE/RS local, Carlos Eduardo Machado dos Santos, com a identificação da atual situação será possível fazer um planejamento de áreas de atuação e potencial para crescimento de compras públicas tendo como fornecedores os pequenos negócios da cidade.
“O Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não apenas apoia as prefeituras em rever a forma como utiliza os recursos públicos, mas auxilia as equipes de licitações a direcionar melhor esses recursos, resultando em geração de atividade econômica no próprio município”, resume Santos. Outras ações importantes decorrentes da adaptação da prefeitura são a criação de um cadastro de fornecedores com distinção de porte e a maior agilidade nos pagamentos. “O SEBRAE/RS atua junto aos servidores, oportunizando capacitação com foco nas ações voltadas às micro e pequenas empresas e, também, atua ao lado dos empreendedores para que possam estar aptos a participarem das licitações de forma correta”, completa o técnico do SEBRAE/RS no município.
Para o prefeito de Santiago, o Programa de Compras Municipais possui ainda o mérito de “ajudar o poder local a cumprir a Lei Geral e garantir o espaço dos pequenos negócios junto aos planos de desenvolvimento que os prefeitos traçam para suas comunidades. No primeiro momento, o diagnóstico da situação atual vai nos ajudar a identificar o potencial de crescimento da comunidade”, disse Júlio César Viero Ruivo.
Até o final de 2014, o SEBRAE/RS contabilizava 12 prefeituras gaúchas participantes do Programa de Compras Públicas. São elas: Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Lajeado, Esteio, Venâncio Aires, Camaquã, Gramado, São Lourenço do Sul, Encruzilhada do Sul e Santo Cristo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.