Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mobilização do Sebrae RS resulta em 37 mil atendimentos em menos de 15 dias

Mesmo a distância, inúmeras ações garantem orientação a milhares de empreendedores

atualizado em: 01/04/20

Da Redação

COMPARTILHE

Motivação, criatividade, conexão e solidariedade têm movido o Sebrae RS para fortalecer o apoio aos empreendedores desde a eclosão do Coronavírus no Brasil, que obrigou os governos, nas suas três esferas de competência, a adotarem medidas de isolamento social. Com agilidade, foram adotadas diversas medidas para permanecer próximo do pequeno negócio, mesmo a distância. A principal iniciativa foi migrar o atendimento presencial para os canais remotos, a fim de continuar orientando os empreendedores. Como resultado, desde o dia 19 de março e até o final do mês foram realizados 37.256 atendimentos envolvendo ligações, contatos via chat e pelo portal, por meio de página criada especialmente para tratar de temas envolvendo o Coronavírus. Deste total, mais de 25 mil foram com orientações técnicas repassadas pelos cerca de 120 analistas técnicos à disposição dos empresários em todo o Estado. 

Mobilização do Sebrae RS resulta em 37 mil atendimentos em menos de 15 dias

O Sebrae RS segue atuando de forma remota até 15 de abril (Foto: Bando de Imagens)

O sistema Sebrae está mobilizado para enfrentar o Coronavírus, orientando seus colaboradores e sua extensa rede de atendimento sobre como prevenir os efeitos da propagação do vírus. “Nosso objetivo é contribuir para o enfrentamento desta questão, possibilitando a retomada da agenda de desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País, tão logo o problema seja equacionado”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

A página www.sebraers.com.br/coronavirus, criada especialmente para levar conteúdo online gratuito focado nos principais aspectos gerenciais e em temas que o cliente precisa estar atento para superar esse momento, teve mais de 18 mil acessos. Já foram realizadas dez palestras online abrangendo temas como os cuidados de higienização em bares e restaurantes, impactos trabalhistas da crise, fluxo de caixa e dicas para a reinvenção dos negócios usando os canais digitais.

Também são produzidos artigos e e-books para esclarecer os empresários dos diferentes segmentos – indústria, comércio/serviços e agronegócio sobre como agir neste período. Orientar e estimular o conhecimento, colaborando para a tomada de decisões mais assertivas diante de um cenário inusitado, tem sido o objetivo do Sebrae RS com essas ações. Como são muitas as medidas na esfera governamental, as equipes igualmente têm se empenhado para rapidamente detalhar as decisões e mostrar o impacto nos pequenos negócios.

Mais fôlego para as MPEs
A partir do mês de abril, o Sebrae RS está concedendo carência de 90 dias para os seus clientes, micro e pequenas empresas. Assim, os pagamentos agendados e/ou programados para o período serão postergados, ajudando a dar mais fôlego para que os pequenos negócios consigam suportar os efeitos diretos da crise provocada pelo Coronavírus.
Para Godoy, a medida é coerente com o trabalho que a organização vem fazendo junto aos órgãos de Estado e instituições financeiras para que criem mecanismos que permitam aos pequenos negócios sobreviverem à crise. “O maior problema dos empreendedores, nesse momento, é de fluxo de caixa. A proibição de funcionamento de muitos estabelecimentos, de diversos setores da nossa economia, aliado ao isolamento social indiscriminado, que diminui o fluxo de pessoas nas ruas, gerou uma queda abrupta do faturamento das empresas, dificultando, quando não impedindo, o pagamento dos seus compromissos, inclusive o salário de seus empregados”, analisa Godoy.

Atividades e atendimento presencial suspensos até 15 de abril
O Sebrae RS prorrogou a suspensão de todos os eventos coletivos (reuniões, cursos, treinamentos, seminários, entre outros), sejam internos ou externos, até o dia 15 de abril, em todo o Rio Grande do Sul. Os serviços da organização podem ser acessados por meio do 0800.570.0800 e no portal (via chat), das 10h às 16h.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: