
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas práticas consultoria

Da Redação

Caxias do Sul – Ao longo desta semana, o professor Fabio Antoldi, da Faculdade de Economia da Universidade Católica de Milão, Itália, que também é diretor da Divisão de Pequenas e Médias Empresas da Alta Escola de Negócios (ALTIS), da instituição de ensino superior italiana, cumpre agenda de visitas em diversos empreendimentos apoiados pelo SEBRAE/RS e pelo Programa Juntos para Competir, parceria da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, pelo Interior do Estado.
Antoldi está no Rio Grande do Sul conhecendo iniciativas que impulsionam o desenvolvimento dos empreendimentos de micro e pequeno porte e fomentam o empreendedorismo. A Universidade Católica de Milão, por meio da ALTIS, é parceria do SEBRAE na promoção do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema SEBRAE, o qual objetiva desenvolver líderes capazes de superar desafios da sociedade brasileira e pensar novos cenários.
Nesta quarta-feira, 18, o professor italiano conheceu a propriedade da Família Venturim, pioneira na produção de uvas protegidas no Estado, que fica na localidade de Monte Bérico, em Caxias do Sul. A visita teve, também, a presença do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Alberto Schütz; do diretor da Divisão de Administração e Finanças do SENAR-RS e conselheiro do SEBRAE/RS, Valmir Antônio Susin; do secretário municipal da Agricultura de Caxias do Sul, Arai Horn; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Rudimar Jose Menegotto; e do gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues.
Charles Venturim, um dos proprietários da Venturim Uvas Finas, lembrou que sua família atua com uvas finas e de mesa há mais de 40 anos, em trabalho iniciado pelo pai, Euclides. A propriedade se transformou em um ponto turístico de Caxias do Sul, recebendo, de janeiro a abril, visitantes que buscam, além de comprar, colher a sua própria uva embaixo dos parreirais. Desde 1996 as uvas da Família Venturim são produzidas com cobertura plástica, o que garante uma fruta mais madura por inteiro.
As variedades Itália, Rubi, Moscato de Alexandria, Ribol, Crimson, Niágara, Clara e Moscatel já renderam diversos prêmios para a propriedade, além do selo de qualidade Venturim Uvas Finas, concedido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul em 2013.
Tomates com gotas milagrosas

Charles Venturim relatou, ainda, aos visitantes, a bem-sucedida experiência de cultivar tomates irrigados por gotejamento. “Participamos de uma missão técnica para Israel em 2010, numa iniciativa do Sindicato Patronal Rural e Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade de Caxias do sul, SEBRAE/RS e SENAR-RS, e conhecemos este método”, explicou. Segundo ele, as “gotinhas milagrosas’ permitem que a planta receba a quantia exata de água para o seu desenvolvimento. O investimento nos tomates deu tão certo, que hoje já existe a Venturim Tomates Premium.
O professor Antoldi parabenizou a Família Venturim pelo trabalho artesanal e diferenciado que colocam em prática na propriedade. “É muito bom ver a dedicação, a organização e o capricho em tudo o que é feito neste empreendimento. O tamanho dos cachos, o cuidado que a família tem com o corte e a seleção das uvas”, falou. Segundo ele, as iniciativas empreendedoras que a FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS colocam em prática são muito enriquecedoras e podem servir de exemplo para a realização de experiências semelhantes na Itália.
O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Alberto Schütz, destacou a importância do Programa Juntos para Competir no crescimento das pequenas propriedades rurais. “Estamos promovendo, em parceria com a FARSUL e o SENAR-RS, uma ação que beneficia milhares de empreendimentos do agronegócio gaúcho. Conhecendo a trajetória dos produtores que já participaram dos projetos do Juntos para Competir, com mudanças positivas em suas vidas, conseguimos ter uma dimensão mais precisa da importância do trabalho realizado. Temos o retorno na forma de melhor qualidade de vida no campo, trabalhadores qualificados e novas tecnologias que chegam às propriedades”, afirmou.
Em seu roteiro pelo Interior gaúcho, Fabio Antoldi já conheceu as empresas Vistamontes Sucos Naturais, Torcello e Lidio Carraro, em Bento Gonçalves e Arte Visual – Gestão do Design, em Farroupilha. Em Caxias do Sul, além da visita à propriedade da Família Venturim, também esteve na CIM Componentes, empresa especializada na fabricação de conjuntos soldados e na prestação de serviços para o segmento de infraestrutura, energia, óleo e gás; e na Enttry Softwares, que atua com software para impressão e biometria facial.
Nesta quinta-feira, 19, Antoldi irá até Campo Bom conhecer a empresa Zanni Barcelos, fabricante de sapatos femininos com alto padrão de qualidade.
Confira outras fotos das visitas na nossa Fan Page
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.