Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise

Levantamento feito pelo Sebrae mostra que, apesar da queda no faturamento de 88% dos entrevistados, 400 mil empresas registraram aumento médio de 47% na receita

atualizado em: 23/04/20

Da Redação

COMPARTILHE

Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae, entre os dias 3 e 7 de abril, mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos, mesmo afetados pelo avanço do novo coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

De acordo com o Presidente do Sebrae, Carlos Melles, pequenos negócios que passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio estão conseguindo se manter. “Observamos que, ainda que em um percentual baixo, se comparado ao resultado macro da pesquisa, os empresários que enxergaram oportunidades e se reinventaram saltaram na frente dos outros. Segundo nossa pesquisa, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet”, explicou o presidente.

Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise

Dentre os 14 segmentos analisados na sondagem – restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins – são exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery). Percebemos que os empresários que apresentaram crescimento no faturamento encontraram uma oportunidade de negócio, conseguiram capturar o mercado. Muitos deles já faziam entregas e investiam em marketing digital,” destacou o Melles.

A maior parcela dos entrevistados aposta fortemente nas entregas online (41,9%), mas um percentual igualmente representativo reduziu o horário para minimizar os gastos e ganhar fôlego (41,2%). O teletrabalho ocupa o terceiro lugar no ranking que elenca as principais medidas adotadas pelos pequenos para se manter de pé em meio aos abalos sísmicos causados pela COVID 19(21,6%).

Em Capivari do Sul, a Don Benício Pizza Delivery, que já realizava o serviço de delivery, adaptou-se rapidamente ao novo momento e conseguiu aumentar o faturamento em 110% em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2019. Além disso, elevou seu ticket médio de R$ 49 para R$ 57. Tudo como resultado de pequenas ações feitas pela empresa, mostrando que nem tudo é notícia ruim em meio à crise econômica causada pelo distanciamento social.

“Tínhamos a ideia de fazer uma promoção de aniversário. Antecipamos e resolvemos colocar em ação: o cliente compra duas pizzas de qualquer tamanho e concorre a um mês de pizza grátis”, conta o proprietário da Don Benício Pizza Delivery, Paulo Maurício Souza de Souza.

Um fator importante para o crescimento: poucas pizzarias na região realizam tele-entrega. Na empresa, entenderam que o momento também era de cortar aqueles custos que não são essenciais, mas optaram por investir em material humano. Antes do Coronavírus, a Pizzaria Don Benício possuía três entregadores. Hoje, está com cinco. E ainda há uma vaga aberta para pizzaiolo. O crescimento foi tão grande que ele precisou transformar a casa onde vivia em uma fábrica de pizza. E aí, alugou a casa ao lado para morar. “Temos várias ações de marketing, mas o boca-a-boca é o que dá o maior retorno. O resultado está sendo bem superior ao que esperávamos. Temos muito que agradecer. Nossos colaboradores são uma peça fundamental da empresa para tudo isso acontecer”, destaca o empresário.

É válido registrar também que, apesar do isolamento social, algumas empresas dos segmentos do comércio varejista, moda, beleza e artesanato conseguiram resultados significativos implementando mudanças no modo de funcionamento, reduzindo horário, abrindo para serviços online e oferecendo entregas.

A PESQUISA EM DETALHES

Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?

• 6,6% – não mudaram a forma de funcionar

• 31% – mudaram o funcionamento

• 58,9% – interromperam o funcionamento temporariamente

• 3,5 % – decidiram fechar de vez

Entre as empresas que mudaram seu funcionamento

• 41,9% estão atuando apenas para entregas ou online

• 41,2% – estão com horário reduzido

• 21,6% – adotaram o teletrabalho (home office)

• 15,3% – implementaram o rodízio de funcionários

• 5,9% – adotaram drive thru

Como seu negócio está sendo afetado em termos de faturamento mensal

• Aumentou – 2,4%

• Diminuiu – 87,5%

• Permaneceu igual – 2,9%

• Não sabe ou não quis responder – 7,2%

Em relação aos funcionários – tomou alguma medida?

• 46,8% – ainda não tomou medidas

• 28% -férias coletivas

• 17,8% – suspensão de contrato de trabalho

• 17% – redução da jornada de trabalho com redução de salários

Você precisará pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões?

• 54,9% – sim

• 17% – não

• 28,1% – não sabe ou não respondeu

SOBRE AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO NAS ÚLTIMAS SEMANAS

Suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada com compensação do governo para empregado

62% – ouviramfalar

22,8% – conhecem bem

15,3% – não conhecem

Nota Técnica: 6.080 Entrevistados em todas as Unidades Federativas; Margem de erro de +/-1% para o resultado nacional; intervalo de confiança de 95%.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: