Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Tramandaí é reconhecida pela implementação da Lei Geral

atualizado em: 31/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Selo será concedido pelo SEBRAE/RS nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15 horas, ao prefeito Edegar Munari Rapach

Da Redação

Tramandaí – Bons tempos para a economia da cidade. Tramandaí atinge um novo patamar de desenvolvimento com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A conquista do município será reconhecida nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15 horas, pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, com a entrega de um selo ao prefeito Edegar Munari Rapach.

A cerimônia, a ser realizada no gabinete da prefeitura, também contará com a presença do secretário de Planejamento Wagner Freitas e da Procuradora do Município, Rejane Marques. Pelo SEBRAE/RS participam ainda o gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado, a gerente da Regional Metropolitana, Ana Cláudia Fagundes Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas, Paula Nicolini.

Responsável pelo acompanhamento da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas na cidade, Paula destaca a realização de licitações exclusivas que reservam quase 60% das compras para micro e pequenas empresas como um dos principais feitos da cidade. “O município também mantém o IPTU com a alíquota residencial para o MEI que trabalha em casa, realiza a baixa de empresas mesmo que elas possuam dívidas e o alvará é emitido em no máximo um dia”, enumera a técnica.

O secretário de Planejamento de Tramandaí, Wagner Freitas, conta que uma das características da cidade é a prevalência de empresas de menor porte. São 1.525 Microempreendedores Individuais, 1.858 microempresas, 213 pequenas empresas e apenas 15 empreendimentos de médio e grande porte. “Antes, os empresários tinham receio de participar de licitações por achar que só as grandes tinham chance. Agora já realizamos oito concorrências que privilegiam as micro e pequenas empresas”, relata. O novo modelo de edital, adotado desde agosto do ano passado, está transformando a economia da cidade. “O recurso fica no próprio município. O principal ganho é fomentar o desenvolvimento local. As empresas crescem e a cidade ganha”, observa Freitas.

Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: