
Mais buscados: mEI credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Tramandaí – Bons tempos para a economia da cidade. Tramandaí atinge um novo patamar de desenvolvimento com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A conquista do município será reconhecida nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15 horas, pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, com a entrega de um selo ao prefeito Edegar Munari Rapach.
A cerimônia, a ser realizada no gabinete da prefeitura, também contará com a presença do secretário de Planejamento Wagner Freitas e da Procuradora do Município, Rejane Marques. Pelo SEBRAE/RS participam ainda o gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado, a gerente da Regional Metropolitana, Ana Cláudia Fagundes Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas, Paula Nicolini.
Responsável pelo acompanhamento da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas na cidade, Paula destaca a realização de licitações exclusivas que reservam quase 60% das compras para micro e pequenas empresas como um dos principais feitos da cidade. “O município também mantém o IPTU com a alíquota residencial para o MEI que trabalha em casa, realiza a baixa de empresas mesmo que elas possuam dívidas e o alvará é emitido em no máximo um dia”, enumera a técnica.
O secretário de Planejamento de Tramandaí, Wagner Freitas, conta que uma das características da cidade é a prevalência de empresas de menor porte. São 1.525 Microempreendedores Individuais, 1.858 microempresas, 213 pequenas empresas e apenas 15 empreendimentos de médio e grande porte. “Antes, os empresários tinham receio de participar de licitações por achar que só as grandes tinham chance. Agora já realizamos oito concorrências que privilegiam as micro e pequenas empresas”, relata. O novo modelo de edital, adotado desde agosto do ano passado, está transformando a economia da cidade. “O recurso fica no próprio município. O principal ganho é fomentar o desenvolvimento local. As empresas crescem e a cidade ganha”, observa Freitas.
Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.