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Da Redação
A Pesquisa Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada semanalmente pelo Sebrae RS, entre os dias 03 e 30 de abril, traz um dado que pode indicar um novo posicionamento dos empreendedores neste cenário ainda muito incerto. Nesta quarta semana, o levantamento mostra que 24% dos empresários consultados informam terem sido afetados positivamente pela crise, uma alta de oito pontos percentuais ante os 16% do período anterior.
Além disso, o estudo revela que houve uma leve redução do número de empresários que se dizem afetados negativamente por conta das restrições de funcionamento e do distanciamento social, chegando a 70%, menor percentual desde que a pesquisa começou a ser realizada, com redução de sete pontos percentuais em relação à semana anterior.
“Passados quase 40 dias do início da pandemia, os empreendedores estão mostrando sua criatividade, ajustando seus modelos de negócios e buscando alternativas para enfrentar o momento atual. A leve melhora em alguns indicadores da pesquisa é sinal de que muitos empresários estão se reinventando e reaprendendo a empreender, como resposta ao distanciamento social, às restrições de funcionamento dos estabelecimentos e aos novos modos de consumo surgidos com a crise. À vista de um horizonte ainda nebuloso, renovamos nossa crença no espírito de luta do empreendedor, que não se entrega às dificuldades e mantém acesa a chama da superação”, declara o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
Para os próximos 30 dias, 71% dos empreendedores pretendem manter (44%) ou reposicionar (27%) os negócios por conta das mudanças no comportamento dos consumidores, refletindo a capacidade dos pequenos negócios em reagir rapidamente às dificuldades impostas pelas medidas de controle da pandemia.
Com relação às ações priorizadas pelos empreendedores durante o mês de abril para conter os impactos negativos da crise, permanecem em destaque a renegociação com fornecedores, a busca por financiamentos, os ajustes nas atividades da empresa (horário, vendas online, teletrabalho) e a gestão da equipe (revezamento, férias, redução). Na 4ª semana, observa-se um aumento no movimento de ações que sinalizam a retomada dos negócios, considerando que os decretos governamentais liberaram (com restrições) algumas atividades. São elas: abertura dos estabelecimentos, com redução do horário de funcionamento; ampliação das vendas online; implantação do teletrabalho; estabelecimento do revezamento da equipe.
A pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios é construída em colaboração com os clientes dispostos a informar ao Sebrae os principais dados referentes ao impacto da crise no seu negócio, e apresenta o compilado das quatro semanas, referente ao mês de abril de 2020.
Confira todos os dados:
Impacto nos pequenos negócios
Negócios afetados
● 70% negativamente
● 24% positivamente
● 6% não está sendo afetado
Faturamento
● 91% diminuiu
● 6% permaneceu igual
● 3% aumentou
Perda no faturamento
● 62% maior do que 50%
● 10% de 41 a 50%
● 8% de 31 a 40%
● 9% de 21 a 30%
● 5% de 11 a 20%
● 3% de 6 a 10%
● 1% até 5%
Sobre o negócio
● 44% pretende manter
● 27 % reposicionar
● 19% reduzir
● 4% expandir
● 6% encerrar
Média de pessoas ocupadas
● 7 na primeira semana
● 8 na segunda semana
● 6 na terceira semana
● 6 na quarta semana
Fecharam temporariamente
● 51% na primeira semana
● 54% na segunda semana
● 46% na terceira semana
● 53% na quarta semana
Necessidades
● 56% capital de giro
● 43% isenção de impostos e taxas
● 31% alternativas para diversificar produtos/serviços
● 31% carência para pagamento de fornecedores
● 26% adequação de custos
● 24% orientação sobre finanças
● 20% carência para pagamentos de fornecedores
● 10% orientação sobre assuntos trabalhistas
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