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Da Redação
Ficar parado e assistir ao momento crítico passar é tudo o que não se recomenda aos pequenos empresários e empreendedores. E não combina nem um pouco com Susete Teresinha Sangalli, proprietária das lojas Boa Compra, que atua no segmento de moda em Santo Ângelo, Noroeste do Estado. Quando o decreto municipal que determinou que o comércio fechasse as portas foi instituído, a empresária reuniu a equipe pela internet para colher ideias de como se manter vivo na mente dos clientes. O projeto de desenvolvimento do site da loja, que já estava em andamento, foi antecipado e uma parceria com a plataforma Primus foi estabelecida, ambas decisões visando o aumento das vendas online, que antes eram feitas apenas pelas redes sociais.
“Em momentos de crise, é preciso pensar em ação. O aumento das vendas online está ajudando a compensar a queda relativa ao período no qual ficamos fechados. Também estamos criando promoções para gerar descontos em compras presenciais futuras para aqueles que comprarem pela internet”, adianta Susete.
O mês de março foi bastante difícil para a Boa Compra. Além das quedas no volume de vendas por conta da diminuição da atividade econômica, Susete também viu uma de suas unidades pegar fogo, ainda antes de o comércio local fechar as portas. Apenas oito dias depois, com ajuda de força-tarefa de comunidade e colaboradores, ela reabriu a loja em um endereço próximo, confirmando seu perfil dinâmico em meio aos problemas. Apesar das adversidades, Susete ainda encontrou tempo para confeccionar máscaras e distribuir à população.
Parceria do Sebrae RS
Recentemente, a empresária participou do projeto Conexão da Moda RS do Sebrae RS no Noroeste do Estado, que encerrou em fevereiro e tinha como foco aumentar o giro do estoque, atuando no planejamento de compras da empresa, na definição da persona e na melhora do posicionamento da marca. No mês de março, a empresa ingressou em um novo projeto, o Digital Moda Noroeste, que tem duração de um ano com o objetivo de aumentar a conversão em vendas por postagens nas redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, e aprimorar o atendimento na empresa através da experiência de compra, atuando no conceito omnichannel. Ambos projetos têm acompanhamento de programa de indicadores de desempenho, no qual a empresa percebe a evolução das suas metas mensalmente.
“Auxiliamos a empresa a melhorar a assertividade nas compras, aprimorar o seu ambiente de venda, o PDV, com maior atratividade no visual merchandising, aumentar o giro de estoque e criar a persona com linguagem focada para o cliente. Houve um reposicionamento da marca e adequação da tipologia dos produtos, reduzindo a diversificação e adequando ao estilo do cliente. O investimento no digital permitiu que a Boa Compra mantivesse as vendas”, explica Lisiani Hampel, analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS no noroeste do Estado.
Vender online a mesma média do que na loja física está nos planos da empresa, o que a fará superar o faturamento com relação ao que já comercializava antes da crise. Há três anos realizando cursos e consultorias, Susete credita o sucesso das estratégias à relação que mantém com o Sebrae RS.
“O Sebrae foi fundamental para a empresa, fez toda a diferença. Para qualquer necessidade, tenho consultoria à disposição”, salienta.
Durante a quarentena, ela passou cursos online do Sebrae RS aos colaboradores, para que todos retornem ainda melhor preparados. Desde a reabertura do comércio na cidade, em 16 de abril, Susete percebe uma retomada no setor. Para a empresária, o movimento está melhor do que em março, mesmo com as restrições de número reduzido de clientes e atendentes dentro das lojas. A continuidade nas vendas confirma o otimismo e a confiança que Susete tem de que tudo irá melhorar.
“Pode demorar algum tempo para a economia se recuperar, mas o momento serve para refletir e olhar para a vida e para a empresa pensando no que fazer para mudar e melhorar. No dia a dia, é tudo automático, estamos sempre correndo. Tudo isso foi bom para nos organizarmos e aprendermos a administrar melhor o tempo. A certeza que todos precisam ter é de que a situação vai voltar ao normal”, acredita.
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