
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Santiago – Há três anos, o SEBRAE/RS e a Prefeitura Municipal de Santiago, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, assinaram um convênio para estimular os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. Desde então, uma série de capacitações foi aplicada, gerando conhecimento, novas oportunidades e desenvolvimento econômico local. A renovação para 2015 trará uma nova frente de trabalho. O plano de atividades vai capacitar 60 empreendedores do setor de beleza, e tem como parceiro o Centro Empresarial de Santiago.
O resultado das atividades realizadas nos primeiros dois anos do projeto foi apresentado durante reunião na prefeitura. A técnica da Regional Centro do SEBRAE/RS Carla Paula de Matos aponta que “o objetivo da iniciativa é oferecer soluções para o melhor desenvolvimento da gestão, contribuindo para o crescimento dos negócios”. Desde o início do convênio, 147 MEIs foram atendidos em 11 oficinas, três cursos e 86 consultorias individuais, nas áreas de cooperativismo, controle financeiro, marketing, entre outros.
Em 2013 e 2014, o empresário Oldair Benicio Friske Pradella, dono de uma estofaria que leva o seu nome, participou de capacitações que o auxiliaram a estimular os negócios. “Fiz cursos de gestão e especialmente de compra e venda. Foi muito positivo porque aprendi coisas importantes para o meu negócio”, afirma. Além de cursos, Pradella visitou feiras e trocou experiências. O resultado desse trabalho, para ele, já é perceptível. “Hoje efetuo compras de uma forma mais consciente, consigo aproveitar melhor o material de trabalho e, o mais importante, sem deixar de oferecer qualidade”, disse.
A novidade na renovação para 2015 ficou por conta da capacitação destinada exclusivamente aos empreendedores do setor de beleza. De acordo com dados da Associação dos Cabeleireiros de Santiago, existem 540 estabelecimentos ligados ao setor na cidade. Eles estão formalizados, em sua maioria, como MEI, microempresa e alguns ainda na informalidade. “Inicialmente iremos trabalhar com 60 empresas. Em maio, faremos um evento de sensibilização para explicar melhor a iniciativa”, antecipa Carla. O projeto prevê cursos, palestras, oficinas e assessorias específicas para o setor, bem como estimular a formalização.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.