Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Viamão recebe selo pela implementação da Lei Geral

atualizado em: 15/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reconhecimento ao prefeito Valdir Bonatto foi concedido pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho

Da Redação

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS (terceiro à dir.) entregou o certificado ao Prefeito de Viamão (Foto: SEBRAE/RS)

Viamão – Mais um passo para fortalecer o empreendedorismo da cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O município foi reconhecido na terça-feira, 14 de abril, pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O certificado de mérito foi entregue ao prefeito Valdir Bonatto pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Também participaram da cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Viamão, Túlio Luis Barbosa de Souza, a gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Ana Claudia Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas da instituição Paula Nicolini.

Fialho destacou que a Lei no município já é aplicada em vários quesitos. “Sabemos que Viamão está realizando compras governamentais por meio de licitações exclusivas com as micro e pequenas empresas, para diversos fins e elas representam de 41% a 50% das aquisições”. Além disso, a prefeitura alterou processos de abertura, alteração e baixa de empresas, inclusive especificando aquelas com atividades com grau de risco. “O tempo para abertura de uma empresa varia de um a cinco dias”, comenta. Outro destaque de Viamão é que para os Microempreendedores Individuais que trabalham em casa o valor de IPTU tem alíquota diferenciada, ou seja, mantém-se o mesmo valor de imóvel residencial.

O prefeito ressalta que o reconhecimento se deve ao trabalho de toda a comunidade em prol da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Sabemos o quanto é difícil empreender e agora temos uma grande ferramenta para dar condições de desburocratização aos empresários”, analisa. Os próximos passos de apoio às MPEs já estão projetados. “Vamos criar o Conselho de Desenvolvimento, com membros das entidades e da sociedade e a Sala do Empreendedor, para apoiar mais diretamente os Microempreendedores Individuais e as micro e pequenas empresas”, revela Bonatto.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: