Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – Um novo cenário pede novos olhares e mercados. A crise do petróleo e gás no Brasil está fazendo com que a indústria gaúcha busque outros caminhos. Um deles pode estar na América do Sul, em destinos aparentemente não tão óbvios como Colômbia e Peru. É para esses países que uma comitiva de técnicos do SEBRAE/RS e empresários da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha partem na próxima semana. A viagem inicia no dia 21 de abril e vai até o dia 30. No roteiro, estão visitas a algumas das principais empresas e entidades e associações da região, com o foco de buscar oportunidades para a indústria gaúcha.
O coordenador de projetos de Petróleo, Gás e Energia do SEBRAE/RS, Guilherme Menezes, está confiante com a prospecção. “A queda do preço do barril de Petróleo e a crise no Brasil, não reduz as oportunidades no mundo inteiro”, observa. Menezes é o coordenador do Qualimundi no Estado, uma solução do SEBRAE para promover a internacionalização das empresas. “São 50 empresas participantes da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha que, ao longo de um ano e meio passaram por capacitações, cursos e consultorias para se preparar para o mercado internacional, seja com parcerias, seja com exportações”, explica. Com foco em negócios do petróleo e gás, o projeto nasceu há dois anos, no auge do setor, mas não esmoreceu com a retração do novo cenário. “O primeiro ano foi de preparação, agora é chegada a hora da prospecção de mercados”, assinala.
No ano passado, 12 empresários do grupo e técnicos do SEBRAE/RS estiveram na Noruega, na Feira ONS (Offshore Northern Seas), em uma missão tecnológica, com o objetivo de conhecer o setor em um dos principais mercados de petróleo e gás da Europa. Agora, chegou a vez de buscar novas oportunidades de negócio e o Peru e a Colômbia foram os destinos selecionados. “Esses países apresentam possibilidades interessantes para o setor, são os que mais crescem na América Latina e possuem facilidades de negociação com as empresas brasileiras”, enumera o coordenador do SEBRAE. O objetivo da viagem, que levará dois técnicos da entidade, um empresário da Região Metropolitana e um da Serra Gaúcha, é mapear as oportunidades que possam ser interessantes para os vários perfis da indústria no Estado. Para isso, o grupo se prepara para cumprir cerca de 30 agendamentos, entre visitas a entidades e reuniões com empresários, em um roteiro que deve trazer novas perspectivas para o setor.
Expectativa
O empresário Átila Mentz, da MKS Serviços Especiais de Engenharia, de Porto Alegre, integra o grupo e está confiante. Sua empresa já tem uma trajetória de 25 anos de atuação em serviços de inspeção de equipamentos e estruturas industriais e experiências internacionais com a Argentina, Uruguai e outros países. “Vamos buscar oportunidades também para outras empresas do grupo, interessadas em fazer negócios com a Colômbia e com o Peru. Embora o foco do projeto esteja nas áreas de petróleo e gás, o perfil das empresas gaúchas que estão no Qualimundi é multisetorial, como agroindústria, celulose, e poderemos identificar outros segmentos com demandas a serem atendidas pelas empresas do Estado”, acredita Mentz.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.