Mais buscados: MEI credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
A crise global da economia provocada pelo novo coronavírus não chegou nem perto da propriedade da família Azevedo do Prado, em Frederico Westphalen. Produtores de folhosas, olerícolas e morangos, eles viram as encomendas dobrarem desde o começo da quarentena, em março. A melhora dos pedidos permaneceu mesmo após a reabertura do comércio na região, reflexo da fidelidade dos clientes conquistada pela qualidade e variedade dos itens oferecidos pela Produtos do Sítio, que dispõe de morango, tomate, tomate-cereja, alface crespa, alface americana, couve-flor, brócolis, repolho, rúcula e tempero verde. As entregas ainda são complementadas com a produção de parceiros da região, que comercializam geleias, conservas, mandioca, batata doce, laranja, salame, banana, mamão, bergamotas, abacates, nozes, amendoim, mel e ovos coloniais.
“Temos um grupo de produtores composto por seis famílias. Firmamos a parceria para ajudá-los na comercialização e na distribuição, que são as maiores dificuldades deles. Dessa forma, todos ganham. A parceria já existia antes da crise, mas ficou ainda mais forte”, explica Ademar Azevedo do Prado Júnior, responsável pela logística e pela venda da Produtos do Sítio.
A cooperação entre produtores foi uma das saídas para a crise encontradas pelo grupo. Por meio dela, a Produtos do Sítio realiza as encomendas dos parceiros, busca e entrega os produtos, todos juntos, duas vezes por semana. Com entregas gratuitas, a empresa viu seus pedidos crescerem naturalmente quando a população foi orientada a ficar em casa. Outra medida tomada em prevenção à Covid-19 foi a adoção de pagamentos por meio de transferências bancárias, para evitar contato com dinheiro físico e máquinas de cartão. A rede de clientes cresceu com as pessoas falando bem do serviço e dos produtos, o que gerou aumento também da lista de distribuição do WhatsApp da empresa, principal ferramenta de venda.
A Produtos do Sítio foi uma das participantes do projeto HORTI – Fruticultura no Norte Gaúcho, do Sebrae RS, que auxiliou com consultorias tecnológicas de especialistas da área, cursos e visitas técnicas.
“O Sebrae RS é um grande parceiro, nos ajudou muito a chegar neste nível, solucionando muitas dúvidas. Evoluímos o negócio chegando no público-alvo e organizando a propriedade para a produção comportar toda a demanda”, conta Ademar.
Com parcerias financeiras das prefeituras municipais e do Sicredi, o projeto reuniu 40 produtores de Frutas dos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Planalto e Frederico Westphalen visando promover a fruticultura da região do Médio Alto Uruguai do Estado ao estimular a melhoria de processos produtivos para atender a necessidades do mercado consumidor. Como resultado, os participantes melhoraram a qualidade dos produtos ofertados, a gestão das propriedades rurais, a comercialização e a logística.
“O comportamento empreendedor da Produtos do Sítio foi a chave para esse momento de sucesso da empresa, que visualizou a oportunidade e não se acomodou. Eles aplicaram tudo o que ensinamos nas consultorias, foram fieis à nossa contribuição em inovação e tecnologia”, conta Ronaldo Dario Kloeckner, Gestor do Projeto na Regional Norte do Sebrae RS.
O próximo passo da Produtos do Sítio, agora, é garantir a certificação orgânica, para o qual a propriedade está em fase de transição. Os produtos da empresa não contêm agrotóxicos ou adubos químicos, mas, para obter a certificação, são necessários 18 meses de adaptação do local, com cortina de vegetação e técnicas especiais de produção.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.