
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
O período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) fez com que empreendedores começassem a desenvolver novas estratégias para diminuir o reflexo negativo da crise. Dentre as alternativas, está mobilizar funcionários e clientes sem que haja exposição desnecessária.
A Ótica Davanti, de Ijuí, adotou diversas atitudes para a adaptação ao “novo normal”. Uma de suas primeiras iniciativas, segundo o proprietário da empresa, Joel Davanti, surgiu através de um brainstorming, em abril deste ano. “Coloquei meus funcionários sentados lado a lado, cada um com um telefone. Ligamos para nossos clientes para saber como eles e suas famílias estavam. Também esclarecemos o fato de que, se precisassem, estaríamos aqui, dispostos a adaptar o que fosse necessário para melhor atendê-los”. Para o empreendedor, pode haver diversas emergências ligadas à área da visão e avisar que, embora fechados, poderiam ajudar. O feedback da ação foi muito proveitoso e o faturamento, mesmo em tempos de crise, aumentou.

“Enviar mensagens de conforto foi uma das formas de renovar o contato e se manter presente na memória do cliente, para que quando ele precisasse de um produto fosse essa marca a primeira a ser lembrada” relata a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS na regional noroeste, Lisiani Uggeri Hampel. Para ela, o diferencial da Davanti está na maneira como a marca se relaciona com o cliente, criando vínculos afetivos e boas memórias, seja gerando conteúdo relevante ou experiências atrativas para os clientes através dos mimos de padrão diferenciado, um café personalizado ou na maneira como a marca se conecta com os problemas atuais e incorpora essas ações nas suas mídias sociais, gerando empatia. “O Joel entendeu que esse é um diferencial e investiu em ações nesse sentido, gerando grandes resultados”, completa Lisiani.
Agora, novamente com as portas abertas, o empresário entende que as pessoas não queiram sair de suas casas. “Se elas vêm até a loja, o tempo de compra será reduzido e, quem o faz, está determinado a comprar”. Outro diferencial da empresa é o atendimento remoto via chamada de vídeo com os clientes. Os funcionários fazem uma espécie de showroom mostrando como os óculos ficam no rosto ou relógios nos pulsos.
A Davanti conta, há 8 anos, com os atendimentos do Sebrae RS e participa dos programas do setor varejista, tendo participado, no ano passado, do Conexão da Moda RS. Atualmente, a ótica está no projeto Digital Moda Noroeste, que é focado em estratégias de venda pelas redes sociais. Entre os planos, está a inauguração de uma segunda loja na cidade, prevista para o segundo semestre deste ano. Além da consultoria, Joel e sua equipe já participaram de diversas capacitações e não pretendem parar. “Precisamos de dados para lidar com a nova realidade, estamos estudando sempre”, relata. Você encontra mais informações sobre a Ótica Davanti no Instagram @davanti_store e https://www.facebook.com/lojadavanti.

Acesse o Sebrae RS
Embora algumas unidades físicas do Sebrae RS tenham retomado o atendimento presencial, seguimos funcionando de forma remota em todo Estado por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e no sebraers.com.br, via chat. Além disso, na página https://sebraeaoseulado.com.br/ o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.