
Mais buscados: MeI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O grupo, que partiu em uma missão de prospecção para a Colômbia e o Peru, volta com boas notícias e a perspectiva de novos negócios na bagagem. Liderados por uma comitiva de técnicos do SEBRAE/RS, empresários gaúchos seguiram um roteiro de reuniões e visitas nos dois países da América Latina entre os dias 21 e 30 de abril. Embora a viagem fosse destinada a montar um mapeamento de oportunidades da indústria, os participantes da missão retornam ao Brasil, deixando portas abertas para fechar negócios nos dois países.
Para o coordenador de projetos de Petróleo, Gás e Energia do SEBRAE/RS, Guilherme Menezes, “a concorrência na indústria tem reforçado a importância de as empresas se tornarem mais competitivas e buscarem novas oportunidades em mercados promissores e pouco explorados”. Essa avaliação levou o Projeto Qualimundi, coordenado por Menezes, a embarcar em uma viagem de prospecção com destino à Colômbia e ao Peru. “Uma das vantagens competitivas desse grupo gaúcho é que, na sua grande maioria, as empresas fornecem para vários segmentos no Brasil”, analisa.
A diversidade característica da indústria gaúcha pode render frutos na mineração. Ubiratan Rezler, diretor da Rezler Chavetas, de Caxias do Sul, está empolgado. “Vim representando um grupo de empresários e não tinha expectativa de sair daqui já com uma cotação do meu produto, pois chaveta é um item bastante específico, já que é uma peça que serve de trava para outras peças”, explica. A comitiva também recebeu cotações para outras participantes do Projeto Qualimundi. “Se as empresas se interessarem podem sim fazer negócios no Peru”, aconselha o empresário.
Já o mercado colombiano apresenta oportunidades maiores no setor de petróleo e gás. “Realizamos contatos com empresas e entidades que abrem portas para vários setores econômicos possuindo uma visão global da economia, mesmo que o país esteja passando por um momento de poucos investimentos na área de exploração”, observa Menezes, do SEBRAE/RS. O coordenador ressalta que, em Cartagena, existem muitas oportunidades, como a ampliação da refinaria Refricar e com os estaleiros existentes na região.
O grupo também visitou a feira Colômbia Oil & Gas e identificou que há oportunidade de participação diferenciada em um próximo evento. Segundo o gestor do Projeto Qualimundi da Região Metropolitana de Porto Alegre, Cleverton Paranhos, que também acompanha a viagem, países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Colômbia estão representados na feira. “É de se pensar um trabalho conjunto para que na próxima edição tenhamos um estande do Brasil aqui”, projeta.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.