Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresas gaúchas participam da Feira OTC

atualizado em: 04/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento é um dos maiores do mundo do segmento de Petróleo, Gás e Energia

Da Redação

Empresas que atuam no setor de Petróleo e Gás participaram do evento nos Estados Unidos (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Entre os dias 4 e 7 de maio, o SEBRAE/RS, por meio da Gerência Setorial da Indústria e liderando o programa Qualimundi-RS Petróleo, Gás e Energia estará presente em um dos maiores eventos mundiais do segmento, em Houston, nos Estados Unidos. Trata-se da Feira The Offshore Technology Conference (OTC). O grupo de 12 micro e pequenas empresas gaúchas, de várias cidades da região Metropolitana e da Serra, foi formado a partir dos participantes do Qualimundi-RS e terá o acompanhamento de técnicos com conhecimento setorial. Eles passarão por uma programação previamente estudada para abrir oportunidades de contatos para futuras parcerias, negócios, conhecimento de processos, serviços e produtos.

De acordo com a técnica da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE/RS Márcia Thier a viagem para Houston está prevista no cronograma de atividades do grupo que compõe o Qualimundi-RS por ser uma iniciativa estratégica do ponto de vista de internacionalização de empresas. “Ao longo do tempo, quem participa de um programa como o Qualimundi adquire a preparação necessária para buscar as oportunidades nas relações de mercado além fronteiras. As empresas que estão no grupo dessa viagem a Houston passaram pelas capacitações necessárias e estão prontas para ampliar seus serviços e ou produtos”, comenta ela. A missão empresarial para a OTC terá também a participação de Aldoir de Morais, gestor do projeto Qualimundi-RS na regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS.

“O Qualimundi é um programa que prepara as micro e pequenas empresas para ações de internacionalização, sejam exportações, importações ou associações com parceiros estrangeiros. A expansão do setor de petróleo, gás, energias alternativas e atividades afins é percebida no mundo todo. Há um ciclo de investimentos muito dinâmico e a cadeia produtiva toda é beneficiada, incluindo os pequenos negócios”, ressalta Márcia Thier.

Consagrada internacionalmente como uma das maiores reuniões do setor de petróleo, gás e equipamentos de exploração, extração de recursos em alto mar, por exemplo, como é chamado o offshore, a OTC é o cenário ideal para o encontro de empresas do mundo todo. Além disso, possui uma importante área de equipamentos para proteção ambiental desse tipo de trabalho. Existe desde 1969 e, nesse ano de 2015, a expectativa é reunir 2,6 mil expositores de 37 países, rodadas de negócios, palestras, painéis de debate e apresentação de tecnologias inovadoras. “Esta é a primeira missão empresarial do Rio Grande do Sul, viabilizada pela iniciativa dos projetos Qualimundi-RS em parceria com a FIERGS”, complementa a técnica.

Para o diretor da empresa Celta Serviços de Limpeza LTDA., Renê Ferreira, a oportunidade de estar em contato com potenciais clientes, parceiros ou até mesmo concorrentes é um dos maiores atrativos que o fizeram agendar participação na missão empresarial. “A Celta é uma pequena empresa fornecedora da cadeia de petróleo e está incluída no cadastro da Petrobras. Temos visão da necessidade de atualização tecnológica, mas também um plano de crescer, seja atraindo uma sociedade estrangeira, um parceiro investidor e clientes no exterior”, resume o empresário. A Celta é de Porto Alegre e integra o Qualimundi-RS, do SEBRAE/RS, desde 2013, quando ele foi formado setorialmente para petróleo, gás e energia.

Além da viagem para Houston, o programa promoveu capacitações em: planejamento para internacionalização, fundamentos de importação e exportação, planos de negócios internacionais, câmbio e financiamento, marketing e negócios, logística internacional, contratos internacionais, rotina de exportação e importação, gestão de exportação e importação, e a oficina exportação de serviços. O grupo de 2013 tem 50 empresas no total, sendo 30 delas na Região Metropolitana, e as demais 20 na Serra Gaúcha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: