
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
O setor de turismo foi um dos mais afetados pela crise causada pela Covid-19. Em meio ao distanciamento social, as empresas da área precisaram buscar alternativas para enfrentar a situação com o menor impacto possível. Foi o que fez a Quinta da Estância, uma das maiores fazendas de turismo educacional do Brasil, localizada em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

“Antes mesmo de sair o primeiro protocolo de fechamento no Rio Grande do Sul, a Quinta optou por fazer a paralisação para contribuir de forma mais ativa no combate ao Coronavírus. Nós paralisamos as atividades, mas não paramos. Nesse período, tivemos a iniciativa de buscar no mundo inteiro o que existia de mais atualizado no combate à pandemia. E procuramos entender como as empresas de turismo estavam se organizando para uma retomada segura de funcionários e clientes”, destaca Rafael Sittoni Goelzer, diretor de Relacionamento com o Mercado da Quinta da Estância.
Assim, realizaram uma série de adequações que impactaram na segurança dos clientes. A empresa criou, entre outras coisas, um manual educativo para entregar aos visitantes com todas orientações de segurança, desenvolveu um Pit Stop da Saúde, que inclui a pulverização de pneus e lava-pés, e ainda uma verificação de máscaras dos visitantes, tudo conforme a retomada dos trabalhos.
O cuidado nas ações de prevenção resultou na conquista do certificado internacional Safe Travels, desenvolvido pelo WTTC (World Travel & Tourism Council). O selo é dado a empresas que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene. Para conquistá-lo, a Quinta da Estância teve que obedecer 38 protocolos de segurança e prevenção. Além disso, o espaço também recebeu o selo nacional Turismo Responsável, disponibilizado pelo Ministério do Turismo a empresas que cumpram protocolos para prevenção da Covid-19.

Para o Sebrae RS, essas certificações vão ajudar a fomentar o turismo da região. “Essa conquista é muito importante, porque vai servir de incentivo para outras empresas do segmento. Nossa ideia é fazer uma parceria com a Quinta da Estância para incentivar que outros locais sigam o exemplo e busquem se adequar dentro desses protocolos”, declara Lissandra da Silva Monza, Gestora de Projetos da Região Metropolitana do Sebrae RS. Quem tiver interesse em conhecer a Fazenda, já pode agendar visitas pelo site www.quintadaestancia.com.br.

Acesse o Sebrae RS
Embora algumas unidades físicas do Sebrae RS tenham retomado o atendimento presencial, seguimos funcionando de forma remota em todo Estado por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e no sebraers.com.br, via chat. Além disso, na página https://sebraeaoseulado.com.br/ o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.