Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Rio Grande do Sul sedia primeiro debate sobre a revisão da Lei Geral

atualizado em: 11/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento, que deverá ocorrer em todos os estados da Federação, contou com a presença do ministro da Micro e Pequena Empresa

Da Redação

Carlos Sperotto (em pé) garante que levará assunto para conhecimento do CDE do SEBRAE/RS (Foto: Dudu Leal)

Porto Alegre – O Rio Grande do Sul foi o Estado escolhido para realizar o primeiro debate sobre a nova proposta de revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/20060). O Seminário Regional Supersimples, que será realizado em todos os Estados da Federação, ocorreu nesta segunda-feira, 11 de maio, na sede da Fecomércio RS. A iniciativa da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa da Comissão Especial do Supersimples reuniu mais de 100 pessoas entre empreendedores, presidentes de entidades e federações como SEBRAE/RS, Fecomercio, Farsul, FIERGS, Federasul e FCDL, deputados federais e estaduais, além do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, que participou do evento, apresentou estudo que serviu de subsídio para a construção do Projeto de Lei que prevê aprimoramentos no Simples Nacional. Ele apresentou, em primeira mão, as principais alterações, benefícios às MPEs e impactos nos Estados, principalmente no que diz respeito à arrecadação de impostos. “Este encontro é importante para debatermos uma proposta que melhor atenda às necessidades dos pequenos negócios, no sentido de reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do Simples Nacional”, disse.

Entre os assuntos debatidos destaca-se a reorganização do sistema de cobrança do Supersimples, elevando o teto de receita anual para enquadramento de micro e pequenas empresas no regime tributário reduzido, revisando a tabela do MEI e propondo a atualização periódica das faixas de faturamento do Simples Nacional e do MEI, conforme a sistemática do imposto de renda.

Além disso, o ministro apresentou dados sobre a carga tributária nas faixas de transição de saída do Simples Nacional para o Lucro Presumido incidente sobre os setores da indústria, comércio e serviços, evidenciando a necessidade de ser implementada uma sistemática de transição para as micro e pequenas empresas quando ultrapassam o limite do Simples.

O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional, Carlos Rivaci Sperotto, destacou que irá levar a proposta para conhecimento dos membros do Conselho e, em paralelo, irá discutir com os deputados federais e estaduais gaúchos as propostas. “Já percebemos que o projeto está bem identificado com as necessidades das empresas, só temos que rever pequenos detalhes”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

 

03 de Julho de 2024

Dirigentes de escolas de Barão do Cotegipe recebem formação em Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: