Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crédito SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Como se reinventar diante da crise do novo coronavírus

Superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, foi o palestrante do Tá na Mesa desta quarta-feira, 15 de julho

atualizado em: 15/07/20

Da Redação

COMPARTILHE

A reinvenção dos pequenos negócios na crise foi o tema da edição desta quarta-feira, 15 de julho, do Tá na Mesa. O painel promovido e transmitido pelas redes sociais da Federasul (facebook.com/federasul), teve como convidado o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, que mostrou as ações desenvolvidas pela organização a partir do surgimento dos primeiros casos de coronavírus em território nacional.

No encontro, que teve como mediadora a presidente da Federasul, Simone Leite, a participação do vice-presidente de integração da Federasul, Rafael Goelzer, e do vice-presidente de Micro e Pequena Empresa da Federasul, Fernando de Paula, foram apresentados os dados da mais recente Pesquisa Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, que contribuiu para que a organização reposicionasse sua atuação frente à pandemia, com o foco no atendimento às micro e pequenas empresas.

Os dados revelam que 78,6% das empresas estão funcionando. Dessas, 39,5% estão com estrutura física adaptada, 31,3% sem adaptação no formato, 16,9% usando ferramentas digitais e 12,3% com delivery e take away. O capital de giro é a principal necessidade dos empreendedores neste momento, chegando a 65,5% do total. “Por isso, o Sebrae RS trabalhou estreitando as parcerias de crédito para vigorar os programas disponibilizados pelos governos. Um deles é o Pronampe, que chegou a esgotar os recursos por conta da melhoria das condições e facilidades para que os empreendedores pudessem acessar essas linhas de créditos”, destacou Godoy.

A partir dos resultados da pesquisa, o Sebrae RS direcionou suas ações para oferecer soluções úteis e efetivas, como uma Plataforma Marketplace, que os empreendedores podem expor seus produtos para venda, criou a Rodada Virtual de Oportunidades, lançou o Data Setorial, com acompanhamento de indicadores para pequenos negócios e desenvolveu ainda a Plataforma Unio Sebrae, que faz a aproximação entre empresas e consultores. Além de uma gama de produtos e serviços oferecidos de forma virtual, disponíveis no site www.sebraeaoseulado.com.br, como palestras online e artigos com assuntos que vão desde os cuidados com a higienização até a reinvenção do negócio, passando pelo fluxo de caixa, economia colaborativa, entre outros. Desde que foi criado, o portal já recebeu mais de 110 mil de acessos e mais 41 mil novos usuários cadastrados.

Outra iniciativa foi o Programa Emergencial de Recuperação Empresarial, com foco em atender as necessidades essenciais dos empresários, centrada em geração de caixa, gerenciamento de custos e remodelagem de negócios. “Criamos um pacote que os empreendedores podem acessar e, ao longo de algumas horas de consultorias, ele consegue reposicionar o seu negócio de uma maneira prática e aumentar as chances de sobrevivência neste cenário”, relatou Godoy.

Uma das ações apontadas pelo diretor-superintendente foi a transformação digital do Sebrae RS, fortalecida pela crise. O atendimento digital e remoto teve alta de 80% durante o período da pandemia. “Para se ter uma ideia, em quatro meses, foram realizados quase 300 mil atendimentos por meio dos nossos técnicos, que passaram a prestar consultorias online junto aos empreendedores, além de todos os canais digitais que prestam auxílio aos empresários e pessoas físicas. Tudo voltado para que possam repensar suas empresas, com ações criativas para reinventar os seus negócios durante a crise.

As dificuldades com a queda no faturamento ocasionadas pelo distanciamento social e pelo fechamento das empresas foi outro dos pontos abordados por Godoy. “Somos a favor da abordagem que visa preservar a vida das pessoas, ela é importante. Mas também entendemos que as intervenções para evitar a disseminação do contágio devem ser feitas de maneira seletiva e não de maneira uniforme, pois prejudica toda a sociedade. Eliminamos um problema de saúde, mas criamos um problema social decorrente do desemprego, de pessoas que vão para o mercado sem renda e vão gerar um problema também para o Estado”, destacou o diretor-superintendente.

Como se reinventar diante da crise do novo coronavírus

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: