Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O Anteprojeto que propõe a criação do Estatuto Estadual da Micro e Pequena Empresa foi apresentado nesta segunda-feira, 18 de maio, pelo presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na Assembleia Legislativa, deputado estadual Tiago Simon. O café da manhã promovido pelo SEBRAE/RS e a Frente Parlamentar reuniu mais de 80 líderes de entidades empresariais e sindicatos, senadores, deputados federais e estaduais, que lotaram a sala Diplomata do Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Para o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto, este apoio de todos, em especial das entidades que representam as grandes empresas, é fundamental nesta caminhada em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios gaúchos. “No Rio Grande do Sul, 99,1% do total de empresas são de micro e pequeno porte, ou seja, todos os esforços a serem realizados pela sustentação, qualificação e aprimoramento são válidos para garantir a continuidade do crescimento, da renda e do trabalho de milhares de pessoas, no Estado e no País”, comentou.
O deputado Simon, que apresentou os detalhes do Anteprojeto, afirmou que o objetivo da ação é melhorar, ainda mais, o ambiente legal para os pequenos negócios no Rio Grande do Sul. “Pela representatividade destas empresas – responsáveis pela geração de 66,2% dos empregos formais e 45,8% da massa salarial no RS, estamos fortemente engajados nesta ação conjunta com o SEBRAE/RS que, certamente, irá promover mudanças substanciais às MPEs”.
Segundo o parlamentar, com o Estatuto será possível unificar todas as legislações estaduais, que existem hoje de forma esparsa, em um único documento regulatório. Entre os temas constantes no anteprojeto destaque para a implementação da Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios; Compras Públicas (Determinar a obrigatoriedade do tratamento diferenciado nas compras de todos os órgãos públicos, de acordo com o previsto pela Lei Complementar Federal nº 123/2006); Fiscalização Orientadora (lavratura de um termo de verificação e orientação para que o empresário possa efetuar a regularização no prazo de 30 dias, sem aplicação de penalidades); Estímulo à inovação e à tecnologia; Acesso à Justiça; Estímulo ao crédito e à capitalização; Pequenos Empreendimentos Rurais; Estímulo ao Desenvolvimento; e Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequena Porte.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e conselheiro do SEBRAE/RS, Fábio Branco, na ocasião representando o governador José Ivo Sartori, reiterou a importância da união de todos na recuperação econômica do Rio Grande do Sul. “Como diz o nosso governador Sartori, as mudanças que devem ocorrer no Estado não serão feitas por um homem só. Somente com a parceria e a colaboração de todos poderemos prosseguir com a retomada do desenvolvimento do RS”, disse.
A partir de agora, a assessoria do deputado Tiago Simon e a equipe técnica do SEBRAE/RS irão trabalhar na redação final do anteprojeto para posterior protocolo da proposta na Assembleia Legislativa. A partir disso serão realizadas audiências públicas para debate do tema com a sociedade gaúcha. Todos os participantes do evento de hoje receberão cópia do documento.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.