Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Fórum de pecuária de corte em Caxias do Sul

atualizado em: 16/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do programa Juntos para Competir ocorre no dia 17 de junho

Da Redação

Fórum de Pecuária é uma iniciativa do programa Juntos para Competir (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Aspectos alimentares e suas interrelações com fatores de clima e solo, característicos na região dos Campos de Cima da Serra, serão temas de evento técnico sobre pecuária de corte. O I Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude – Estratégias Alimentares para uma Pecuária Eficiente, ocorre no dia 17 de junho, a partir das 9h30, no salão da Igreja de Santo Expedito, na comunidade Dall’Agno, distrito de Caxias do Sul. O evento é uma ação do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), especialmente direcionada para a realidade produtiva da região.

Considerada importante para o segmento no Estado, a região ainda tem muitos pontos a serem trabalhados para estimular a produção. Conforme analisa a técnica da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Deise Mondadori, “a pecuária cresce muito por aqui, temos muitos confinamentos e negócios com animais vivos entre produtores especializados em cria-recria-engorda. Contudo, embora o mercado esteja passando por momentos favoráveis, com comercialização aquecida, a base técnica de produção tem muito para evoluir”, afirma.

Dois projetos atendem 200 produtores da pecuária de corte: Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte nos Campos de Altitude do Rio Grande do Sul e o Sistemas Agrofamiliares da Serra Gaúcha (SAF). “Essas iniciativas de atendimento coletivo fazem diagnóstico individual de propriedade rural e uma sequência lógica de ações, durante três anos, para levar desenvolvimento a cada propriedade e, em última instância, à região como um todo. Eles recebem consultorias técnicas individuais (reprodução, nutrição, forragens, sanidade, genética e gestão), participam de dias de campo, viagens nacionais, missões nacionais, cursos, rodada de negócios, palestras técnicas, entre outros”, ressalta Deise.

Para o gestor do Juntos Para Competir, pelo SENAR-RS, Antônio Aguinaga, um aspecto importante e que configura o grande diferencial dos projetos é o trabalho com o manejo dos rebanhos e das pastagens de forma integrada, numa perspectiva ampla de sistema de produção. “Acreditamos muito no resultado que o manejo pode representar. Trabalhamos em uma escala de evolução, onde muitas vezes, práticas simples, com baixo custo, podem trazer ganhos significativos de produtividade. Logo que implantadas e consolidadas, passamos a propor tecnologias mais refinadas para aperfeiçoar os sistemas”, ressalta Aguinaga.

O Coordenador Estadual de Pecuária de Corte do SEBRAE/RS, Roberto Grecellé, reforça a importância estratégica do evento, explicando o grande desafio enfrentado pelos produtores rurais da região em função das baixas temperaturas e características de relevo. O fórum se encaixa no plano de ações para potencializar o conhecimento sobre nutrição para os produtores da região. “Nosso trabalho está focado em capacitar tecnicamente os produtores rurais em questões que são chave para o desempenho produtivo e econômico de cada propriedade, tais como nutrição, sanidade e genética. Dentre esses elementos, auxiliar o estabelecimento da pastagem de inverno, mantendo as espécies forrageiras durante esse período longo e alternativas de suplementação alimentar são de vital importância”, salienta. As iniciativas já realizadas têm contribuído para o aumento de 20% da taxa de desfrute (capacidade do rebanho em gerar excedente, ou seja, representa a produção em arrobas ou cabeças em um determinado espaço de tempo com relação ao rebanho inicial), além de estimular o trabalho de forma conjunta entre produtores e a melhoria de gestão das propriedades.

Apesar do desafio nos Campos de Cima da Serra ser o inverno, a região também apresenta particularidades positivas de clima e solo. “A terra tem muita qualidade e regularidade de chuvas na região, e isso influencia diretamente nos resultados de produção. Com as iniciativas do Juntos para Competir, podemos mapear e planejar o sistema forrageiro ao longo dos anos”, finaliza Grecellé.

Programação:

09h30 – Recepção dos produtores e café de boas-vindas.
10h – Abertura da programação técnica: Representantes JPC.
10h15 – Estratégias de mineralização para a pecuária de corte nos Campos de altitude, com o professor doutor Júlio Barcellos (Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS)
11h15 – Moderação do debate, com Jean Soares, consultor técnico do Programa Juntos para Competir.
12h30 – Almoço campeiro FARSUL
14h – Suplementação alimentar: uso de concentrados, feno e silagem, com o professor doutor Leonir Pascoal (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
15h – Planejamento forrageiro para sistemas pecuários eficientes, com Lemar Rocha, consultor técnico do Programa Juntos para Competir
16h – Moderação do debate, com Marcelo Grazziotin, consultor setorial Juntos para Competir
16h45 – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: