Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

O desenvolvimento econômico do RS em pauta

atualizado em: 17/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico segue até quinta-feira, em Passo Fundo

Da Redação

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS (no púlpito) na abertura do evento

Passo Fundo – Mais de 170 lideranças entre prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de várias regiões do Rio Grande do Sul participam, entre hoje e amanhã, do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. O evento, promovido pelo SEBRAE/RS e a Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, ocorre em Passo Fundo e irá permitir debates, reflexões e exposição de ideias que possam ser aplicas em busca de melhorias no ambiente legal dos pequenos negócios, bem como para o fortalecimento da economia local.

A abertura oficial do encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17 de junho, no Centro de Eventos Gran Palazzo, e contou com a presença do diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, do prefeito municipal de Passo Fundo, Luciano Azevedo, do presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), Igor Morais, representando o Governo do Estado, além dos membros da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional dos Prefeitos. Para Fialho, o tema desenvolvimento econômico deve estar na pauta de todas as instituições, sejam públicas ou privadas. “Para isso se faz necessário um planejamento de longo prazo e uma agenda para o cumprimento das ações propostas. É assim que fazem os empreendedores e é desta forma que pensamos no SEBRAE/RS”.

Em sua fala, o dirigente citou exemplos de empresas como Gerdau, Marcopolo e Rondon, que começaram bem pequenas e que hoje são grandes corporações. “O que as tornou o que são hoje? Certamente foi planejamento, além de coragem, determinação e perseverança. Temos que projetar e atuar com olhos no futuro, assim como fazem estes empreendedores de sucesso”, destacou. Fialho também enumerou alguns projetos que a instituição realiza em parceria com os municípios: a Redesim, implementada em Esteio e Garibaldi, e que até o final de 2016 estará funcionando nos principais municípios do Estado; os Agentes de Desenvolvimento que atuam nas prefeituras para facilitar a colocação em prática da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; as compras governamentais de até R$ 80 mil, que podem ser realizadas com exclusividade para as micro e pequenas empresas – um importante fator de desenvolvimento local; e, por último, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, que reconhece ações municipais significativas em prol das MPEs.

O prefeito Luciano Azevedo ressaltou que o objetivo do evento é nortear as políticas públicas para o desenvolvimento econômico, na medida em que os secretários de desenvolvimento expõem suas visões e apresentam seus casos de sucesso. “Durante dois dias poderemos trocar ideias e experiências de sucesso que visam ao desenvolvimento econômico dos municípios, hoje muito afetados pela crise econômica do País e também do Estado”, completou.

Resultado de uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o SEBRAE Nacional, o Fórum Estadual é um espaço de articulação, capacitação e troca de experiências. Atualmente, 12 estados brasileiros já tiveram seus fóruns constituídos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: