Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ivoti implementa a Lei Geral da MPE

atualizado em: 06/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço do Desenvolvimento é uma das iniciativas do município para atender empreendimentos de todos os portes

Da Redação

A Lei Geral garante benefícios aos pequenos negócios locais (Foto: Divulgação)

Ivoti – Uma lei que impulsiona o desenvolvimento. Com o apoio do SEBRAE/RS, Ivoti adota a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e estimula a formalização, a expansão de negócios e a atração de investimentos.

A gestora de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que um dos destaques do município é a realização de licitações exclusivas. “Ivoti realiza mais de 30% das compras de micro e pequenas empresas”, informa. Outro destaque da cidade está no fato de que 76% dos Microempreendedores Individuais estão cadastrados na base de dados do município. Também chama a atenção a agilidade na abertura de empresas, com prazo de 6 a 10 dias para a concessão de alvará.

Mas o principal destaque de Ivoti é o Espaço do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do município. “No primeiro andar funciona a Sala do Empreendedor, onde são feitos atendimentos para regularização de empresas e intermediação de microcrédito, por exemplo. Já no segundo andar está a Sala do Investidor, um local destinado a receber as empresas interessadas em se estabelecer em Ivoti”, detalha o Agente de Desenvolvimento Frances Souza. O espaço tem ajudado a fomentar a economia da cidade, tanto é que só no ano passado foi viabilizado R$ 1 milhão em microcrédito para diversos negócios.

A cidade prepara ainda novas medidas para estimular o desenvolvimento. Entre elas, está a criação do Distrito Kaihatso, que deve receber 16 empresas, e o Distrito Industrial 18 Alta, com capacidade para receber cerca de dez empreendimentos. O município também está criando um Banco de Oportunidades, que disponibilizará o cadastro de currículos para as empresas da região. A novidade estará disponível no site da Prefeitura Municipal e é inspirada em um projeto desenvolvido em Canoas. Outra melhoria prevista é a inclusão de Ivoti na REDESIM, sistema desenvolvido em parceria entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul para desburocratizar processos de abertura e regularização de empresas.

Sobre a Lei Geral das MPEs: Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 193 cidades gaúchas. Só este ano, 21 municípios adotaram a lei.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: