Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Primeira turma do Projeto VOAR começa nesta sexta-feira, dia 04

Um grupo de estudantes do Ensino Médio participa de experiência que ajuda a planejar o futuro e refletir sobre suas habilidades

atualizado em: 03/09/20

Da Redação

COMPARTILHE

Trinta estudantes do Ensino Médio iniciam nesta sexta-feira, 4 de setembro, uma jornada transformadora que irá contribuir para o planejamento do futuro, refletir sobre suas habilidades, estudar a sua própria história e ajudar a criar um plano de voo para os seus sonhos. Tudo isto será possível com o Projeto VOAR – Você, Objetivos, Atitudes e Resultados através de atividades de autodescoberta, que serão colaborativas e de grande importância para a vida dos jovens. O projeto será desenvolvido até o dia 27 de novembro e para a primeira turma foram selecionados estudantes do Rio Grande do Sul que, preferencialmente, tenham participado do Crie o Impossível, projeto que tem a parceria do Sebrae RS para inspirar jovens e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a se tornarem agentes de transformação e protagonistas de suas próprias histórias.

Projeto VOAR ajudará estudantes a organizar projeto de vida

“A proposta é conectar jovens para a elaboração de seus projetos de vida, a partir de atividades que permitirão o autoconhecimento, o levantamento das potencialidades e das oportunidades que cada indivíduo pode mobilizar em si, tornando-se protagonistas de suas histórias”, destaca a analista da área de Desenvolvimento e Curadoria de Produtos do Sebrae RS, Marie Christine Fabre. A turma piloto será conduzida por Maidi Dalri, educadora, consultora educacional e digital e Google Innovator.

Maidi, que também é uma das idealizadoras do projeto junto com o Sebrae RS, salienta que é uma das propostas mais completas para desenvolver nos jovens as soft skills necessárias para o século XXI. Ela explica que as atividades serão realizadas de forma prática envolvendo os participantes em desafios que permitirão mobilizar habilidades nos contextos socioemocional, empreendedor e digital. “No atual momento, estamos falando, escrevendo e ouvindo muito sobre a necessidade de preparar as pessoas para o século XXI e um dos melhores caminhos é possibilitar aos jovens o estudo e o desenvolvimento das competências para a vida, com o objetivo de mobilizar as competências empreendedoras a serviço da construção dos seus melhores futuros possíveis”, enfatiza Maidi.

O Projeto VOAR será desenvolvido em 15 encontros online de três horas, mais atividades em grupo e individuais após os encontros online. No total, serão 75 horas de atividades distribuídas em 45h de atividades síncronas online realizadas nos 15 encontros e mais 30h de atividades a serem promovidas em momentos diferentes pelos participantes, correspondentes a duas horas para cada encontro.

 

Tópicos abordados:

O que é um projeto de vida.

Competências empreendedoras e sua importância no projeto de vida.

O que são e como desenvolver as soft skills.

O que é um objetivo SMART e como elaborá-lo.

Quais as habilidades que nos ajudam a resolver problemas complexos.

Habilidades do Século XXI segundo a ONU

Habilidades digitais a serviço do empreendedorismo e do projeto de vida

Matriz FOFA

Mapa Pessoal

Círculo de Ouro

IKIGAI

Trabalho em Equipe e Colaboração

Liderança & Comunicação.

 

Sobre o Projeto VOAR

O projeto VOAR – Você, Objetivos, Atitudes e Resultados – está alinhado com a base nacional comum curricular (BNCC) e tem como propósito estimular estudantes a iniciar uma caminhada rumo ao planejamento dos seus sonhos por meio do desenvolvimento do seu projeto de vida. A iniciativa ajuda a encontrar algumas das respostas para as principais angústias de jovens e adolescentes que ainda não pensaram sobre seu futuro e carreira ou os que já pensaram, mas não sabem como colocar em prática. Assim o convite é para embarcar numa experiência guiada e interativa onde os jovens serão convocados a serem os protagonistas da sua história, sendo assim os “pilotos dos seus voos”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: