Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pandemia e o home office aceleram a mudança de startup gaúcha para franqueadora

O planejamento era iniciar a modalidade em 2021, mas o aumento da demanda acelerou o processo

atualizado em: 21/09/20

Da Redação

COMPARTILHE

A Criativando surgiu em 2015 em mais um dos momentos de crise que o Brasil já enfrentou. O empresário Jonathan Tebaldi começou a sentir os efeitos da instabilidade em seu negócio de impressão gráfica na cidade de Nova Bassano, no interior do Estado, quando precisou encontrar uma nova forma de atuação. Foi quando pensou em criar uma plataforma para conectar lojistas, arquitetos e designers gráficos para a criação de papéis de parede de alto padrão, 100% personalizados e sob demanda.

A ideia deu certo e, em 2017, com apoio do programa StartupRS, do Sebrae RS, recebeu seu primeiro aporte da Aceleradora Ventiur. “Nem sabia o que era uma startup. Tive que aprender muito e cair de cabeça nesse novo mundo. O programa foi crucial para a Criativando em todos os sentidos. Crescemos muito desde aquele momento e agora estamos presente em todo o Brasil com mais de 300 pontos de venda”, conta o empresário.

Pandemia e o home office aceleram a mudança de startup gaúcha para franqueadora 1

A plataforma rompe paradigmas da decoração e permite que designers recebam uma parcela do retorno de suas criações e lojistas revendam diversos modelos sem necessidade de criar um estoque. Recentemente, mais uma inovação, a empresa criou o papel de parede interativo com realidade aumentada em modelos educativos e recreativos que auxiliam o desenvolvimento e a criatividade.

Apesar da boa fase, a chegada da pandemia trouxe preocupação. “Ficamos de cabelo em pé procurando soluções e repetimos o que fez surgir a Criativando: procuramos entender como mudar o jogo. Criamos nosso módulo “home office” e em 10 dias liberamos uma versão da plataforma para conectar lojas, mesmo fechadas, a profissionais. Tivemos um boom de vendas, nosso faturamento aumentou mais de 30%”, conta Jonathan Tebaldi.

A demanda foi tão alta que a produção não estava dando conta e o modelo de franquias, planejado para 2021, foi colocado em prática. “Recorremos ao Sebrae RS mais uma vez e recebemos todo o suporte para formatar nosso modelo de franquia através do Projeto Franquias RS”, disse o empresário. No início de agosto, mês em que foi implementado, 11 franquias já haviam sido vendidas para todo o Brasil. “Estamos assustados e felizes com a velocidade que vendemos as franquias. Temos mais 150 em negociação e queremos fechar o ano com 50 franquias no país e, em 2021 internacionalizar. Certamente o Sebrae RS será nosso parceiro nisso”, disse Tebaldi.

Para Debora Chagas, coordenadora Estadual de Startups do Sebrae RS, a determinação e o perfil empreendedor de Tebaldi foram fundamentais em todo o processo de crescimento da Criativando. “Ele sempre buscou formas de continuar crescendo, sempre foi muito focado e aberto às oportunidades. Agora, a Criativando cresce de uma forma bem interessante, inspira outros empreendedores. Sempre falamos que o sucesso não está na ideia e sim na execução e é o que resultou nessa expansão”, explica.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: