
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação
O desenvolvimento de aplicativos para eventos garantiu à Makadu a primeira colocação no Programa Startup RS Digital em 2015, na primeira edição do programa do Sebrae RS, e muito sucesso em seus negócios. Tudo estava indo muito bem porque os eventos presenciais sempre foram uma das principais formas de qualificação. Mas em 2020, o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus provocou o cancelamento e o adiamento das agendas do setor. No rastro deixado pela Covid-19 a startup de Porto Alegre viu seu faturamento despencar 90%.
“Numa sexta-feira, em março, começaram os cancelamentos, mas ao mesmo tempo muitos clientes perguntavam se nós iríamos trabalhar no online,” conta o CEO e um dos fundadores da Makadu, Eros Carrasco. A procura das entidades médicas por conteúdos online confiáveis levou a Makadu a perceber uma luz em meio à crise e a possibilidade de ingressar em um novo nicho de negócios, migrando para a área da saúde. Para atender essa demanda emergente, eles desenvolveram o makadu.live, uma espécie de “YouTube médico”, em que as principais características são o controle de acesso, restrito somente a profissionais da saúde, e o alto nível de qualidade do conteúdo que é 100% produzido e controlado por instituições da saúde, como sociedades médicas ou hospitais.
Carrasco relata que chegaram a pensar em criar uma ferramenta de lives como o Zoom, daí se deram conta de que não seria o melhor caminho e que não haveria espaço para mais uma ferramenta do gênero. A partir de uma melhor compreensão das formas de educação médica continuada, veio a ideia de criação de uma plataforma de conteúdo em vídeo para profissionais da saúde. Em duas semanas depois da primeira versão, a makadu.live fez a sua primeira transmissão.
De lá para cá, a plataforma já contabiliza 17,5 mil usuários, 60 instituições parcerias em todo o Brasil, 39 mil visualizações de lives e 35 mil visualizações de vídeos. E tem usuários em vários países como Colômbia, México e Estados Unidos. A Coordenadora Estadual de Startups do Sebrae RS, Debora Chagas, destaca que eles conseguiram mudar o rumo do negócio e encontrar uma grande oportunidade em meio à pandemia, retomando o crescimento da startup.
Carrasco salienta que a meta agora é ampliar essa base e captar novos investimentos para acelerar o projeto e se tornar a principal plataforma de educação continuada da área da saúde. “Com o fim da pandemia, os eventos médios e grandes voltarão a ser presenciais, mas os menores deverão migrar definitivamente para o online,” avalia.
Para conhecer mais:
Site: https://makadu.live
Instagram: https://www.instagram.com/makadu.live
Facebook: https://www.facebook.com/makadu.live
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.