Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Quando a indústria e o varejo de moda se unem para despertar o desejo dos consumidores, os negócios ficam mais atraentes e interessantes. É com essa proposta que o SEBRAE/RS vai se transformar em uma verdadeira passarela do conhecimento e das oportunidades para os lojistas e as pequenas indústrias da moda gaúcha. No dia 26 de agosto, o Meeting da Moda vai apresentar palestras, desfiles e um painel de debates com os temas prioritários para empreendedores desse segmento. Será no Teatro do Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80), das 14h às 19h, e conta com a parceria da Fecomercio, Senac, Fiergs e Sindicato das Indústrias do Vestuário do RS (Sivergs). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800.
A ideia central do Meeting da Moda é estimular o desenvolvimento das pequenas empresas do comércio e da indústria a partir de uma perspectiva mais crítica sobre as variáveis de competitividade dos negócios. Conforme explica a coordenadora estadual do varejo de vestuário no SEBRAE/RS, Viviane Silva, há um cenário importante em 2015 para se prestar atenção em outros fatores e não somente nos números das vendas isoladamente. “Muito se fala de crise e queda no consumo e pouco se debate ações práticas para superar o clima negativo. O evento deverá reunir cerca de mil pessoas de todas as áreas da moda, inclusive estudantes e comunicadores. Cada um com suas visões terá a oportunidade de absorver informações estratégicas para suas atividades, sejam lojistas e ou indústrias. E quanto mais integrados, melhores resultados são esperados”, comenta.
Em sintonia, o coordenador de projetos da gerência setorial da Indústria no SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, acrescenta uma informação importante para as reflexões dos empresários. “Ao cruzar os dados entre o comércio e a indústria verificamos que os lojistas buscam mercadorias fora do Estado com a justificativa de se diferenciarem. E as nossas indústrias vendem mais para fora do Estado porque lojistas de outras localidades buscam se diferenciar conosco”, relata o técnico. Sendo assim, na composição do Meeting da Moda, a programação foi estudada para incentivar a aproximação entre as partes gaúchas.
Palestrantes falam de tendências e relacionamento com o cliente
A palestra sobre tendências de consumo para 2016, com o especialista em marketing de moda Silvio Chadad vai muito além de uma lista compilada nos polos internacionais de moda. Para ele, quando um lojista toma consciência das mudanças sociais ocorridas na pirâmide social brasileira, nos últimos anos, o posicionamento para as vendas muda e essa adequação faz toda a diferença para os resultados. “A inclusão de milhares de pessoas ao grupo de classes sociais com maior poder e intenção de compras é uma realidade inegável e deve ser entendida por todos nós”, acredita.
Com experiência de 30 anos na área, tendo sido consultor de marcas como Hering, Warner Bros., Melissa, Trifil, Victor Hugo, Blue Man e outras, Chadad explica que a solução para fazer frente aos aumentos de custos (muito acentuados em 2015), sem repassar ao consumidor é construir um projeto de qualidade. “O consumidor será fidelizado através do conhecimento que o comerciante tiver sobre o comportamento de consumo do seu público. Pode usar a modelo mais fantástica para lançar seu produto, mas é a realidade no dia a dia da loja, dos clientes, funcionários e gerente que faz a venda se concretizar”, ensina ele.
Em outro momento, bastante complementar ao que Chadad tem a demonstrar, caberá ao palestrante Eduardo Tevah, falar sobre “Loja Diferenciada: a importância na construção de relacionamento com clientes”. Por ser um gestor de muito sucesso na área de moda, Tevah adquiriu ao longo do tempo habilidades no comando de equipes e motivação para as vendas. Ele vai comentar sobre a importância da sintonia entre quem está atrás e quem está na frente do balcão.
Desfiles fazem a conexão entre realidade e internet
Viviane Silva, do SEBRAE/RS, ressalta ainda que o Meeting da Moda é um encontro entre empreendedores. “Algumas oportunidades de parcerias iniciam-se nesses momentos”, salienta. Os desfiles que irão acontecer estão sendo produzidos com a curadoria do SEBRAE/RS a partir das produções de indústrias gaúchas que participam de projetos da instituição. “Há uma diversidade de estilos e conceitos que estará contemplada nessa atividade”, antecipa.
A participação da blogueira que virou autora de livros, Cris Guerra, dará também uma dimensão sobre a questão da internet, da inspiração em tempos de comunicação on-line e expressão pessoal mais livre que as redes sociais permitem. “A Cris, hoje, é uma das pessoas mais influentes na formação de opinião de moda no Brasil. O que ela comenta tem muita repercussão sobre consumo”, informa Viviane.
Programação
14h – Abertura – Diretoria SEBRAE/RS
14h15 – Palestra – Tendências de consumo para 2016 – Silvio Chadad
15h10 – Desfile de Moda – Alfaiataria
15h30 – Coffee – Momento Networking
15h50 – Painel – O reflexo da desaceleração econômica no varejo da moda. Como os grandes varejistas gaúchos estão enfrentando a retração do mercado.
16h30 – Desfile de Moda – Fast Fashion
16h50 – Palestra – Loja Diferenciada: a importância na construção de relacionamento com clientes – Eduardo Tevah
17h50 – Palestra: As maiores oportunidades chegam disfarçadas de adversidades – Cris Guerra
18h40 – Encerramento
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.