Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cachoeirinha avança na implementação da Redesimples

Iniciativa é uma das ações do Cidade Empreendedora e pretende acelerar a desburocratização no município

atualizado em: 09/11/20

Da Redação

COMPARTILHE

A burocracia sempre foi um entrave na vida de todo empresário, mas ela começa a ceder espaço para iniciativas que simplificam a rotina de empreendedores. Isso porque está sendo implementada mais uma etapa da parceria entre o Sebrae RS e o poder público, através do projeto Cachoeirinha Cidade Empreendedora. Trata-se da implementação municipal da segunda etapa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples, sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas, entre outros.

 

“Com essa construção técnica junto às secretarias municipais temos a oportunidade de rever o fluxo dos registros, alteração e baixa de empresas, e fazer com que sejam mais rápidos e aconteçam de forma mais síncrona entre as secretarias envolvidas, de uma maneira que todas as secretarias saibam onde está a solicitação feita por um empresário. Assim, o empreendedor não precisará migrar de uma secretaria para outra. Faremos com que isso seja mais fluido e mais simples para o empresário, instituindo na prática menor tempo para a abertura e regularização de empresas”, destaca a analista de articulação territorial do Sebrae RS, Tangriane Forest Santos.

 

No município já está funcionando de forma digital a consulta de viabilidade, que é quando a empresa preenche um formulário com os dados gerais do futuro negócio, que hoje leva em torno de dois dias para o retorno da análise pela prefeitura. Está sendo implementada a etapa de licenciamento municipal dividida por secretarias, o que trará um ganho para a prefeitura e para o empresário, que poderá transmitir digitalmente os documentos e acompanhar o andamento do seu pedido em cada um dos órgãos, além de receber, nos casos em que houver necessidade, o alvará diretamente pelo sistema.

 

O projeto da Redesimples existe há seis anos e há uma previsão de alcançar a totalidade dos 497 municípios até o final de 2022. O Registro Digital, que já era obrigatório em Porto Alegre desde julho de 2018, passou a ser obrigatório em todo o RS em dezembro do ano passado. O Sebrae RS participou ativamente desse mutirão contra a burocratização promovendo 22 seminários regionais para a divulgação do funcionamento da Junta Digital.

 

Em breve

Outra ação que está em desenvolvimento em Cachoeirinha para ajudar a reduzir a burocracia e impulsionar a economia local é a construção da Sala do Empreendedor. Na semana passada, integrantes das secretarias do Desenvolvimento, Fazenda e Meio Ambiente reuniram-se para realizar o plano de trabalho, bem como a revisão dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, a fim de tornar mais unificado todo o sistema e o passo a passo para os empreendedores pedirem licenças, alvarás e registros de forma mais unificada.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: