Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crédito sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sucesso e reconhecimento pelo trabalho

Inovamate, Coopernatural, Velho Alambique e Azeite Batalha destacaram-se entre os dez casos de Sucesso de Inovação no RS em 2020

atualizado em: 16/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

Em um ano de tantas dificuldades, receber um prêmio pode ser a motivação necessária para entrar em 2021 com a certeza de que a empresa está no caminho certo. E foi o que aconteceu com a Inovamate, a Coopernatural, a Velho Alambique e a Azeite Batalha, que tiveram suas ideias reconhecidas como soluções tecnológicas inovadoras e competitivas e se destacaram entre os dez Casos de Sucesso de Inovação RS 2020.

 

“É a primeira vez que uma empresa produtora de erva-mate recebe um prêmio relacionado à inovação. Isso mostra uma mudança de paradigma e de cultura em relação ao nosso produto. Esse reconhecimento dentro da categoria de alimentos e bebidas é muito importante porque mudou a visão de uma cadeia produtiva inteira. É o resultado do nosso esforço e o tanto que temos trabalhado dentro das universidades e junto dos pesquisadores. Isso é o começo de um novo ciclo e que, a partir de agora, irá comunicar para as pessoas sobre a importância da erva-mate, inclusive sendo um alimento”, reforça Ariana Maia, sócia-proprietária da Inovamate.

 

O mapeamento foi desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict) e tem como objetivo identificar casos de sucesso relacionados aos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo em que se evidencia a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos.

 

De 24 de setembro a 24 de outubro as empresas, startups e agroindústrias inscreveram suas histórias de atuação na busca por soluções tecnológicas inovadoras e seus resultados na criação de produtos, processos ou serviços mais competitivos. A estratégia de produtos de alto valor agregado, incorporando inovação e conhecimento nas cadeias produtivas do Estado foram linhas temáticas dentro do ramo de alimentação.

 

“É uma conquista enorme para a gente. Quando você cria um produto e coloca no mercado, as coisas vão acontecendo um dia após o outro. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do poder público pelo nosso trabalho. Apesar de sermos pequenos produtores, estamos conquistando o mercado”, destaca o proprietário da Cachaçaria Velho Alambique, Ivandro Remos.

 

As quatro empresas vencedoras são parceiras do Sebrae RS e integram o Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS. “Esse é um reconhecimento que valoriza o trabalho dessas empresas. Os empreendedores precisaram apresentar um produto que tivesse relação com o Estado. Ter quatro selecionados nos deixa muito felizes, pois eles representam o produto gaúcho e levarão esta bandeira dentro e fora do Estado”, relata destaca a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS e gestora do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS, Francine Danigno.

 

Conheça as empresas vencedoras

Inovamate

A Inovamate, de Ilópolis, é uma empresa familiar que começou há quase 80 anos. A empresa foi criada com o propósito de buscar a excelência na fabricação de produtos com erva-mate num local onde o cultivo da planta é realizado há anos, na sua grande maioria, por famílias de pequenos produtores rurais. Aliar a pesquisa e novas tecnologias no trabalho que já vem sendo realizado, visando criar opções de produtos para o consumo de erva-mate tanto para o mercado interno quanto para o externo, é um dos objetivos da Inovamate, que preza pela sustentabilidade socioeconômica e ambiental desta cadeia produtiva hoje e sempre em Ilópolis e região. Saiba mais em www.inovamate.com.br.

 

Coopernatural

A Coopernatural (Cooperativa Vida Natural), de Picada Café, é uma empresa que acredita na alimentação como forma de obtemos a energia vital para auxiliar a construção de nossa saúde, nosso pensar e agir, nosso relacionar-se. Em função disso, oferecem produtos alimentares saudáveis, produzidos organicamente, processo garantido através de uma certificação. Destacaram-se por ser também uma cervejaria 100% orgânica e natural. Saiba mais em www.coopernatural.com.br.

 

Velho Alambique

A família Velho Alambique, de Santa Tereza, deu continuidade a uma cultura local de mais de 100 anos de tradição, elaborando as cachaças Velho Alambique e A Locomotiva. A cachaçaria possui canaviais próprios. A cana é colhida quando atinge o ponto ideal de maturação, a colheita é feita pela família e as moagens são feitas diariamente. O reconhecimento é constatado pelos selos, certificados e premiações. Saiba mais em www.velhoalambique-rs.com.br.

 

Azeite Batalha

A empresa é uma das maiores produtoras brasileiras de azeite de oliva e detentora de vários prêmios internacionais com o Azeite Batalha Extravirgem, produzido a partir dos olivais na Estância Guarda Velha, no município de Pinheiro Machado (RS). Atualmente, são cerca de 550 ha cultivados e, recentemente, a 16 km da Estância Guarda Velha, foi adquirido um novo pomar em Candiota. A área já conta com uma agroindústria e possibilitará o aumento da produção em 25%. Saiba mais em www.azeitebatalha.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: