Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Camaquã – A Região Sul gaúcha está dando os primeiros passos em duas importantes ações em prol do empreendedorismo. E a largada será dada por Camaquã. Na quinta-feira, 24 de setembro, às 10h30, o município irá inaugurar a Sala do Empreendedor e passará a integrar oficialmente a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A cerimônia contará com a presença do prefeito João Carlos Fagundes Machado; da gerente regional do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro, e do presidente da Junta Comercial do Estado na região, Paulo Roberto Kopschina. O evento ocorrerá na Prefeitura Municipal (Avenida Olavo Moraes, 1070).
Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a formalização de empresas. O gestor de políticas públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabrício Sanches Burket, destaca a agilidade para a adoção da rede no município. “Começamos a trabalhar a mobilização em agosto, realizamos um workshop com todas as áreas envolvidas na abertura de empresas e agora, no final de setembro, já estamos oficializando a implantação”, informa o gestor.
Além da REDESIM, a data servirá para a inauguração da Sala do Empreendedor. “O local concentrará vários órgãos como a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e a Junta Comercial em um mesmo espaço”, conta Burket. Também será o local onde os empreendedores poderão buscar financiamento em opções de microcrédito.
A secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Camaquã, Maristela Migellis Monteiro, relata a intensa mobilização para se chegar a esse resultado. “No início havia um viés de rejeitar as mudanças, mas conseguimos sensibilizar os colegas e contamos com a parceria dos outros secretários e do prefeito para a implantação da REDESIM”, ressalta. Com a novidade, o tempo necessário para a abertura de empresas de baixo risco passará de 45 dias para 15 dias, com a meta de alcançar um prazo ainda menor no decorrer do processo. Outro destaque é a criação do alvará provisório, que será concedido em até cinco dias para negócios classificados como de menor risco. Termina também a peregrinação por vários órgãos e o pagamento de diversas taxas, já que agora haverá apenas uma, e o número de licenças ambientais são reduzidas. “A ideia é estimular o desenvolvimento e o crescimento dos empreendimentos e do município”, resume a secretária.
Erechim, São Leopoldo, Gramado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada a 34 municípios até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.