Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ivoti promove ações em prol dos pequenos negócios

atualizado em: 28/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento que ocorre dia 29 de setembro marca a implementação da Lei Geral e da REDESIM e a inauguração do Espaço do Desenvolvimento

Da Redação

Ivoti é conhecida como Cidade das Flores (Foto: Divulgação)

Ivoti – Um novo tempo para a Cidade das Flores. O município dará um importante passo na terça-feira, 29 de setembro, a partir das 19 horas, com o evento Ivoti em Desenvolvimento, construindo parcerias. A solenidade marca o reconhecimento pela adoção da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e a implementação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). Também celebra a inauguração do Espaço do Desenvolvimento, para estimular o empreendedorismo e investimentos na cidade. A cerimônia ocorre na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) localizada na Rua Engenheiro Régis Bittencourt, 1945, no Bairro Harmonia, em Ivoti. Os empresários e autoridades regionais devem confirmar presença pelo telefone (51) 3562-8800 ramal 448.

Estarão presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Banco; o prefeito Arnaldo Kney; o gerente da regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Aurélio Copetti; o presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Roberto Kopschina; o presidente do CDL de Estância Velha e Ivoti, César Claudemar Wecker; e a diretora-presidente do Badesul, Suzana Kakuta, que falará sobre financiamentos para promover o desenvolvimento.

A gestora de Políticas Públicas da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, ressalta o empenho do município em estimular o empreendedorismo local. “Ivoti realiza mais de 30% das compras de micro e pequenas empresas”, informa. Outro destaque da cidade está no fato de que 76% dos Microempreendedores Individuais estarem cadastrados na base de dados do município.

Ivoti também é pioneiro na criação do Espaço do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do município. “No primeiro andar funciona a Sala do Empreendedor, onde são feitos atendimentos para regularização de empresas e intermediação de microcrédito, por exemplo. E no segundo andar está a Sala do Investidor, um local destinado a receber as empresas interessadas em se estabelecer em Ivoti”, explica o agente de desenvolvimento Frances Souza.

Outra novidade em prol dos novos empreendimentos é a implantação da REDESIM. A partir de 1º de outubro quem quiser abrir uma empresa ou oficializar seu negócio terá à disposição um sistema unificado. O primeiro passo é acessar o site da Junta Comercial www.jucergs.rs.gov.br no link Integrar. Lá, deverão ser lançados os dados da empresa para avaliação da viabilidade de localização e do nome. “A resposta será enviada para o solicitante em até dois dias, já com a informação dos documentos necessários, caso tenha sido liberado”, informa Souza. Depois é só comparecer à Sala do Empreendedor, localizada na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Presidente Lucena, 3527) com a documentação solicitada. “Em cinco a oito dias, o alvará será liberado para negócios considerados de baixo risco. Antes da REDESIM, o processo levava de 40 a 50 dias”, compara o agente.

Outros 12 municípios gaúchos estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: