Mais buscados: mei credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O município de Camaquã completou em março um ano de adesão ao Cidade Empreendedora. O programa é desenvolvido pelo Sebrae RS e prefeitura municipal através da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo com o foco na melhoria do ambiente de negócios, favorecendo o desenvolvimento do município e aperfeiçoando ferramentas de gestão e serviços que são entregues à população.
“O Programa Cidade Empreendedora promovido pelo Sebrae em parceria com a prefeitura local é muito importante porque capacita os agentes públicos em temas importantíssimos como o estímulo às compras governamentais diretamente da economia local, a desburocratização e a inovação, que terão reflexos imediatos para os empresários através da agilização dos processos, o estímulo ao surgimento de novos negócios, com ações voltadas ao empreendedorismo. A adesão da cidade de Camaquã ao programa demonstra a preocupação da administração municipal em modernizar e facilitar o ambiente de negócios”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki.
Ao longo deste um ano do programa, foram desenvolvidas ações como o desenvolvimento do sistema de licenciamento automático, no qual o usuário possui um ambiente único e digital junto aos órgãos estaduais e à prefeitura, que já possui integração com a Junta Comercial e integração à Rede Simples. Está sendo também aprimorado o sistema de inspeção municipal, ampliando o mercado para as agroindústrias locais, que passaram a integrar o sistema estadual e federal. Além disso, a Sala do Empreendedor recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.
O Cidade Empreendedora também conta com ações voltadas para a Educação Empreendedora, que são direcionadas ao Ensino Fundamental, com consultoria de apoio aos professores, workshops e oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais, valorizando o protagonismo, a ética e a colaboração. “Nosso principal objetivo é trazer ao município a transformação através de um ambiente mais favorável, promovendo, auxiliando os empreendedores e o desenvolvimento local”, relata o analista de articulação territorial do Sebrae RS Fabricio Sanches Burkert.
Diagnóstico municipal
Outra ação que ajudou a direcionar as ações no município foi o Diagnóstico Municipal, com foco no desenvolvimento de políticas públicas capazes de promover crescimento econômico local por meio do aproveitamento de oportunidades potenciais e a identificação de eventuais fatores de risco. O levantamento mostrou quais os diferenciais podem ser explorados em evento virtual com a economista Patrícia Palermo. O trabalho analisou os dados de sete áreas e seus perfis: Perfil Demográfico, Social, Econômico, Mercado de Trabalho, Empresas, Infraestrutura e Contas Públicas, e sugeriu melhorias em alguns pontos de atenção para a gestão pública municipal.
Camaquã ocupa a 39ª posição no ranking estadual e o seu potencial de consumo urbano é R$ 1.257 milhão. O comércio e o setor de serviços têm o maior peso na economia do município, com uma participação, respectivamente, de 42% e 37%. A indústria de transformação responde por 8%, o mesmo percentual da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, enquanto a construção civil contribui com 5%.
Sobre o Cidade Empreendedora
“O Programa Cidade Empreendedora é nossa principal estratégia para o desenvolvimento dos municípios. Através de eixos prioritários, desenvolvemos junto ao poder público municipal um conjunto de soluções para melhorar o ambiente empreendedor”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. O desenvolvimento ocorre em quatro frentes prioritárias que são atores do desenvolvimento, com a capacitação do prefeito, secretários e equipe técnica, compras públicas para promover as compras do município junto aos pequenos negócios, desburocratização, atuando na implantação da lei da liberdade econômica e sala do empreendedor e educação empreendedora para desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos jovens a fim de ampliar a visão de mundo e despertar o protagonismo neles.
Em Camaquã, o programa tem como foco quatro eixos priorizados: Liderança; Desburocratização; Compras Governamentais; Educação Empreendedora. E mais três eixos personalizados: Inspeção Municipal, que prevê buscar ampliação de mercado para as agroindústrias locais, auxiliando no aprimoramento do sistema de inspeção e valorização das empresas locais; o Plano de Desenvolvimento Econômico, que prevê o desenvolvimento das lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para o protagonismo, a cooperação e o autoconhecimento; e por fim, o eixo da Inovação que terá o objetivo de proporcionar um ambiente favorável à criação de grupos de governança do ecossistema de inovação interessados no desenvolvimento do município.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.