Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CRÉDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Rio Grande aposta em compras públicas e privadas como oportunidade para a retomada da economia local

O Eixo Compras do Programa Cidade Empreendedora será prioridade no município

atualizado em: 28/05/21

Da Redação

COMPARTILHE

 “Queremos transformar Rio Grande em um case. É uma grande oportunidade para todos”. A afirmação é do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco ao destacar a implantação do eixo Compras Públicas do programa Cidade Empreendedora e que no município, por sugestão do prefeito, envolverá também as empresas privadas. “Temos grandes empresas com poder de compra imenso e que precisa ser melhor aproveitado pelos empreendedores locais, gerando emprego e renda no seu entorno”, acrescenta o prefeito. “Vamos capacitar as nossas empresas para atender as necessidades das grandes companhias e a parceria com o Sebrae é muito importante”, afirma.

 

O município de Rio Grande está empenhado em tornar as compras públicas, e, também privadas, em importante instrumento de fomento da sua economia. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT), Gilberto Sequeira, apenas 34% das compras são realizadas nos empreendimentos locais e o objetivo é mudar esse cenário, alcançando pelo menos 50%.  “Temos condições de reverter essa situação”, afirma.

 

A primeira reunião aconteceu em 24 de maio, no salão nobre da Prefeitura, com a participação do prefeito Fábio Branco, do secretário Gilberto Sequeira, do Gerente regional do Sebrae, Ciro Vives, do Analista de Articulação Territorial do Sebrae, Fabrício Burkert, e de representantes de diversas empresas e instituições do município, entre elas Yara Brasil, Rio Grande Fertilizantes, Termasa, Tergrasa, Universidade Federal do Rio Grande, Porto do Rio Grande, Marinha, Exército e outros. O objetivo foi buscar as primeiras informações para o planejamento voltado à melhoria do ambiente de negócios através do eixo de compras públicas e privadas.

 

Anteriormente, havia sido realizado um encontro na SMDIT para traçar o plano de ação que terá como ponto de partida o levantamento das demandas de compras das principais entidades públicas – Executivo municipal, Exército, Marinha, super porto e FURG (Fundação Universidade de Rio Grande) e também privadas.

 

 “Queremos saber o que estão adquirindo e como a economia local pode participar”, relata o secretário. O gestor de projetos do Sebrae RS Fabrício Burket informa que já foram catalogadas 15 grandes empresas privadas e cinco públicas e os respectivos setores responsáveis pela área de compras. “Depois, pretendemos fazer um grande evento para conectar as oportunidades das grandes empresas as empresas locais para movimentar a economia”, relata o secretário. Burkert frisa que além do levantamento, serão realizadas ações para preparar as empresas locais para responder a estas oportunidades de negócios e haverá pesquisas também para entender porque ainda é pequena a sua participação. ”Vamos trabalhar a cultura das empresas para o mercado de compras e licitações”, destaca. “Apostem nas empresas locais”, salienta o prefeito.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Antônio Prado apresentará caso de sucesso sobre desburocratização em Brasília no evento Transformar Juntos

SAIBA MAIS

 

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: