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Da Redação
O Dia dos Namorados está chegando e nada melhor do que fazer uma surpresa inesquecível. Os proprietários dos pequenos negócios já podem se preparar para atrair os clientes apaixonados. Historicamente, a data, comemorada em 12 de junho, é considerada a terceira melhor para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Ainda sob os efeitos da pandemia da Covid-19, o momento é continuar apostando nas vendas pela internet com produtos e serviços inovadores.
Assim como outras datas comemorativas, o Dia dos Namorados pode contribuir para promover a empresa, estimular a geração de descontos para fidelizar os clientes, girar o estoque, realizar promoções e atrair novos clientes. Para inspirar os pequenos empreendedores e ajudar no planejamento de estratégias para vender mais, o coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS, Fabiano Zortéa, preparou cinco dicas que podem ajudar os comerciantes a impulsionar as vendas nesta data:
1) Faça a comunicação digital focada no tema: Chame a atenção dos consumidores nas redes sociais com uma narrativa romântica e sobretudo, com boas ideias para ter sucesso com o presente. Uma promoção especial do seu produto/serviço mais competitivo pode ser uma ótima possibilidade.
2) Trabalhe a venda adicional e embalagens criativas: Ofereça combos de produtos que possam fazer do momento ainda mais especial. A apresentação do presente também é muito importante. Uma embalagem bonita pode ser um grande incentivo para o consumidor definir a compra.
3) Atente-se ao estoque: Para não faltar e não sobrar muitos produtos é fundamental que o seu estoque considere o desempenho de anos anteriores e o contexto atual. Lembre-se que novas parcerias com fornecedores e empresas do mesmo segmento podem ser ótimas alternativas para oferecer um mix adequado e disponível.
4) Ative o seu time de vendas: Dê atenção, um benefício surpresa e muito carinho para a sua equipe. Entenda o que é importante para cada um e reconheça. Em paralelo, promova um ambiente de vibração para cada venda realizada e de criação de alternativas para a conversão dos próximos pedidos. É o momento daquele gás especial no time.
5) Ofereça conveniência como prioridade: Em tempos de pandemia os clientes passaram a exigir mais flexibilidade no processo de compra. Demonstre que comprar e trocar com a sua empresa é rápido, fácil, e o mais importante, muito seguro. Facilidade no pagamento e prontidão na entrega serão decisivos. Muitos deixam para comprar os presentes na última hora. Programe comunicações que reforcem uma mensagem de ajuda nesta demanda. Boas vendas!
Expectativas positivas
Dados da Fecomércio-RS mostram que 54,5% pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados de 2021. O número médio de presentes será de 1,23 unidades e o gasto médio por pessoa será de R$ 162,27. A semana que antecede a data deve concentrar 80,8% das compras. Lojas no centro das cidades (48,8%) são os locais mais citados, seguidos de Shopping Centers (24,2%) e Internet (17,1%). Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (35,6%), perfumes e cosméticos (22,9%), chocolates (11,7%) e calçados (11,7%); 14,5% não sabiam ou não haviam decidido.
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