Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens

A nova turma com 30 alunos de Ensino Médio de escolas públicas começará as atividades dia 30/06

atualizado em: 18/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Trinta estudantes do Ensino Médio da rede pública começam dia 30 de junho a desenhar o seu projeto de vida. Proporcionar uma jornada transformadora para esse grupo de alunos é o principal objetivo do Projeto VOAR – Você, Objetivos, Atitudes e Resultados desenvolvido pelo Sebrae RS que chega a sua segunda edição. Ao longo de três meses, eles terão atividades online colaborativas e que proporcionarão a autodescoberta, o conhecimento das suas potencialidades e das oportunidades que podem acessar com a mobilização de suas competências empreendedoras.

 

A live de apresentação será dia 21, às 19h19 com a presença de especialistas e estudantes que estiveram na edição anterior. As inscrições para a live podem ser feitas pelo link http://bit.ly/voarsebrae . Nessa live será explicado todo o projeto e o processo de inscrição para participação da próxima turma em que serão selecionados os 30 alunos. que em suas propostas demonstrarem que estão dispostos a se tornarem agentes de transformação e protagonistas de suas próprias histórias.

 

Maidi Dalri, educadora, consultora educacional e digital e Google Innovator, é uma das idealizadoras do projeto junto com o Sebrae RS. Ela considera que se trata de uma das propostas mais completas para desenvolver nos jovens as competências socioemocionais  necessárias para o século XXI. As atividades serão realizadas de forma prática envolvendo os participantes em desafios que permitirão mobilizar habilidades nos contextos socioemocional, empreendedor e digital. Esses desafios levarão os jovens a construírem o seu projeto de vida, no VOAR.

 

O Projeto VOAR será desenvolvido em 15 encontros online de três horas, mais atividades em grupo e individuais após os encontros online. No total, serão 80   horas de atividades distribuídas em 45h de atividades síncronas online realizadas nos 15 encontros e mais 35h de atividades a serem promovidas em momentos diferentes pelos participantes. 

 

Aprendendo a organizar a vida

 

“Se quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá em grupo”. O provérbio africano é repetido pela estudante Maria Katielen de Morais Oliveira, de 16 anos, quando relata a sua experiência ao participar da edição anterior do Projeto VOAR. Aluna de uma escola pública na zona sul de Porto Alegre, ela foi informada do projeto, decidiu se inscrever na live e acabou selecionada.  “O projeto mudou a minha vida. Aprendi sobre organização, disciplina e autoconhecimento”, afirma. Ela também estava indecisa sobre o futuro profissional e com as atividades realizadas despertou a sua vocação para psicologia. Além disso, as conexões e as amizades que surgiram a partir do projeto são outro ponto relevante da programação. “Tem que se esforçar, ir atrás do que se quer”, comenta.

 

Thiago Brasil da Silva, de 17 anos, que mora em Mostardas, também encontrou no VOAR uma oportunidade de autoconhecimento. “Os métodos para organização, tomada de decisões são muito importantes”, observa. “Todo estudante deveria participar do projeto”, considera. Thiago conta que as reflexões feitas a partir do VOAR, quando ainda estava terminando o Ensino Médio, também facilitaram a escolha do curso superior. Ele optou por Direito e embora já esteja cursando uma universidade privada, pretende continuar tentando vaga em uma instituição pública.

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens 1

Conteúdo programático do VOAR

 

  • O que é um projeto de vida.
  • Competências Empreendedoras e sua importância no projeto de vida

(Framework Entrecomp).

  • O que são e como desenvolver as soft skills.
  • Competências socioemocionais do Big Five.
  • O que é um objetivo SMART e como elaborá-lo.
  • Quais as habilidades que nos ajudam a resolver problemas complexos.
  • Habilidades do Século XXI segundo a ONU.
  • Habilidades digitais a serviço do empreendedorismo e do projeto de vida
  • Ferramentas: Matriz FOFA;  Mapa Pessoal; Círculo de Ouro;  IKIGAI.
  • Trabalho em Equipe e Colaboratividade.
  • Liderança & Comunicação.
  • Elaboração do Projeto de Vida e do Plano de Ação.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: