Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS finaliza com excelência eixo de compras públicas em Campo Bom

Iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora e qualifica fornecedores em parceria com o poder público

atualizado em: 27/07/21

Da Redação

COMPARTILHE

A vocação empreendedora de Campo Bom está ainda mais fortalecida. O município iniciou o segundo semestre deste ano com a finalização do Eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. A iniciativa tem como objetivo impulsionar os negócios para que prefeitura, fornecedores e empresas locais – com potencial para a prestação de serviços – tenham acesso a soluções e oportunidades, além de um diagnóstico atualizado e alinhado às diretrizes apontadas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 

Em Campo Bom, o programa do Sebrae RS prevê um cronograma de compras 2021, por parte da prefeitura, que contemplará 50 áreas segmentadas. O planejamento prevê – a partir de setembro até o final do ano – a contratação de fornecedores de setores que vão desde iluminação pública e jardinagem, até a aquisição de medicamentos e materiais ambulatoriais, dentre outros.

 

‘‘Desde o início, Campo Bom tem sido destaque, principalmente pelo envolvimento, organização e disciplina dos servidores. É o que permite que os resultados aconteçam de forma objetiva, com pessoas comprometidas’’, destaca a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini. Segundo ela, o trabalho, desenvolvido em conjunto com a prefeitura, tem sido exemplar no que tange ao planejamento. Mais do que isso, tem comprovado a vocação empreendedora do município.

 

De acordo com o prefeito Luciano Orsi, a parceria entre o poder público e o Sebrae RS tem possibilitado um processo de melhoria contínua das ações de planejamento estratégico.  “O programa nos trouxe muitos avanços para Campo Bom, reforçando ainda mais a nossa marca de ser o local ideal para aqueles que querem empreender’’, avalia.

 

E alguns resultados são bastantes expressivos. Ele lembra que o Eixo Desburocratização do Cidade Empreendedora, por exemplo, preparou o município para ser destaque no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia em maio de 2021. ‘’Isentamos de licenças 582 atividades econômicas classificadas como de baixo risco, sendo a melhor do estado e a quarta do país nesse índice”, comemora.

 

O planejamento das ações para Campo Bom conta ainda com o apoio da Geforte Gestão Estratégica, com sede em Farroupilha. O consultor da empresa, Mayquel Rohde, explica que estão sendo aplicadas ações de diagnóstico de forma contínua desde 2019. ‘‘Houve a construção do fluxo de compras para identificar possíveis melhorias em todas as etapas do processo licitatório. É um trabalho que concede maior transparência e credibilidade nas compras municipais e que também funciona como um planejamento prévio com a possibilidade para fornecedores aumentarem suas vendas’’, explica.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: