Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Educação Empreendedora 5.0 é tema de pós-graduação inédita

Sebrae RS está com inscrições abertas para primeira turma da especialização

atualizado em: 23/08/21

Da Redação

COMPARTILHE

Desenvolver competências empreendedoras que agreguem qualidade, inovação e fundamentos de gestão à atuação de professores. Este é objetivo da pós-graduação “Educação Empreendedora 5.0”, oferecida pelo Sebrae RS em parceria com a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE) do Sebrae SP. Inédita no Rio Grande do Sul, a especialização está com inscrições abertas para sua primeira turma com o início das aulas previsto para 1° de outubro. Os interessados podem obter informações complementares no www.educacaoempreendedora.sebraers.com.br. O público-alvo são os professores tanto da rede pública quanto privada.

 

O curso terá aulas quinzenalmente, às sextas-feiras à noite, e em turno integral aos sábados. O cronograma curricular da pós-graduação possui um total de 360 horas-aulas em um plano de 18 meses. Entre as principais áreas contempladas nos três módulos centrais da especialização estão Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas; Gestão de Projetos Empreendedores; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à sala de aula, e Transformação do Mercado de Trabalho e Desafios Futuros.

 

Segundo a Gestora Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, a oferta da pós-graduação é resultado de demandas emergentes identificadas no próprio mercado gaúcho da educação. Ela conta que, entre outras ações de planejamento, o Sebrae RS realizou uma pesquisa com professores do Estado em março deste ano para delimitar áreas de interesse e oportunidades de desenvolvimento. ‘‘O curso é baseado em competências identificadas pelos próprios docentes. Acreditamos que o empreendedorismo está relacionado a capacidade de gerar valor para si e para o sociedade por meio do desenvolvimento de competências  para solução de problemas reais e complexos, explica.

 

Outro fator importante é o fato de a pós-graduação estar alinhada com as competências para o século 21 e as definidas pela BNCC Base Nacional Comum Curricular, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Roselaine, a expectativa é de que o curso agregue ainda competências fundamentais do dia-a-dia dos professores em áreas que muitas vezes não tiveram oportunidade de aprendizagem durante seus percursos acadêmicos. Assim, atuar de modo empreendedor é um diferencial para professores que desejam gerar transformação na vida de seus estudantes. Empreendedorismo que transforma é de dentro para fora”, explica. ‘‘Tão fundamental quanto as competências  cognitivas, como: planejamento, criatividade e visão, estão as competências socioemocionais como: trabalho em equipe, ética, motivação, perseverança entre outras’’, explica.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: